Menu

Só falta esta

O barulho do ar-condicionado onde se encontrava cumprindo pena era o que mais lhe incomodava.


Dos 800.000 brasileiros que estão aprisionados, até o presente momento, nenhum deles chegou a reclamar do barulho do ar-condicionado. E por que não? Por que o referido aparelho não é ofertado aos aprisionados, sim e tão somente, a uns poucos privilegiados.


Outra reclamação: o ex-presidente Jair Bolsonaro estava recolhido num cubículo de 12,00 metros quadrados e ora se encontra recolhido num ambiente bastante confortável e sua área de 60 metros quadrados vem ser superior as das habitações da maioria de nossa população, particularmente, a de baixa renda.


Ora, se todos são iguais perante a lei, por que 99,99% dos nossos aprisionados estão são submetidos às piores condições humanas? A propósito, todos os dias, no interior das nossas casas penitenciárias, dois presos perdem suas vidas, embora somente uma dessas mortes, a do Clezão vem sendo recorrentemente lembrada. Sabe por quê? Porque a mesma se prestar para se fazer exploração política.


Num país politicamente intoxicado tudo acaba se prestando para envenená-lo, e a provar que sim, a senhora Débora Rodrigues, se diz perseguida por haver lambuzado de batom a estátua que se encontra à frente do nosso STF-Supremo Tribunal Federal, quando na verdade, sua prisão e deu porque a mesma pode ser facilmente identificada, retratada e filmada, algo difícil de obter nos chamados crimes de multidão.


Eu, particularmente, concordo que o ex-presidente Jair Bolsonaro deva cumprir a sua pena no regime domiciliar, e isto porque, quem havia chegado ao mais alto posto de comando do nosso país, ainda que todos devam ser tratados igualmente, como bem disse o filósofo Aristóteles e muitas vezes o imortal Rui Barbosa: a verdadeira igualdade consiste em se tratar desigualmente os desiguais.


O que aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023 foi um ato criminoso, e isto porque, contra a nossa democracia nenhum outro crime poderia ser mais grave que a tentativa de a golpear.


Pelo que já resultou na sua tentativa de golpe, ainda que o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro estivesse ciente de toda trama, diria até, no seu comando, pelo que o próprio está vivendo, bem que se prestará como exemplo, para impedir as ações de outros golpistas.


Lamentavelmente o que ora assistindo, no caso, o acirramento de ânimos entre os lulistas e bolsonaristas, as eleições deste se darão num clima altamente beligerante e a paz e a tranquilidade que tanto carecemos não virá, até porque, se não eliminarmos as causas que vem provocando a nossa beligerância os efeitos se manterão.