Menu

Atlética de Medicina da Ufac recebe candidatos com bateria, brindes e defesa do bônus regional

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A recepção aos candidatos marcou a manhã do segundo dia de provas do vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), neste domingo (18), com a atuação da Atlética Sinistra, entidade estudantil do curso. No acesso aos locais de prova, os estudantes promoveram uma ação de acolhimento com apresentação da Kamboteria, bateria oficial da Atlética, além da distribuição de brindes e mensagens de incentivo aos vestibulandos.


A iniciativa foi coordenada pela presidente da Atlética Sinistra, Amanda Zancheta, estudante do quinto período de Medicina da Ufac. Segundo ela, a presença da Atlética no dia da prova tem como principal objetivo apoiar emocionalmente os candidatos, que enfrentam um dos processos seletivos mais concorridos do estado.

Anúncio


“A gente está distribuindo alguns brindes e o nosso intuito de estar aqui hoje é justamente receber esses alunos que vão fazer o vestibular, acolher eles, mostrar um pouquinho do que é a Atlética e mostrar uma forma de apoio também para esse pessoal que se preparou o ano todo e vem hoje prestar a prova”, afirmou Amanda durante a entrevista.


Entre os brindes entregues estavam pirulitos, amendoim e um bilhete de boa prova com a identidade visual da Atlética. A ação buscou criar um ambiente mais leve antes da entrada dos candidatos nos locais de aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática, que compõem o segundo e último dia do vestibular.


Além da recepção, Amanda Zancheta também comentou o posicionamento da Atlética Sinistra em relação ao debate sobre o bônus regional, tema que motivou a retirada do curso de Medicina da Ufac do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ela, a entidade é favorável à política de bonificação.


“A Atlética defende o bônus, a gente acha que é realmente muito importante que tenha isso para aumentar o acesso das pessoas que são daqui e diminuir a evasão do Estado também”, disse. Para a estudante, a medida tem impacto direto na permanência dos profissionais formados no Acre. “Quando a gente pensa na galera que forma, é muito importante que a gente tenha pessoas daqui que vão ficar depois de terminar a faculdade. Então a gente apoia sim o bônus e acha que culturalmente é muito importante também.”


O vestibular de Medicina da Ufac reúne cerca de 5,4 mil candidatos na disputa por 80 vagas e marca o retorno do processo seletivo específico para o curso após 14 anos. As provas ocorrem em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, mobilizando não apenas a estrutura acadêmica da universidade, mas também estudantes veteranos, forças de segurança e equipes de apoio.


Com ações como a promovida pela Atlética Sinistra, o segundo dia de provas ganhou um clima de acolhimento e incentivo, em meio à tensão natural que acompanha um exame decisivo para milhares de candidatos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido