Menu

TRE amplia número de locais de votação em Cruzeiro do Sul e convoca eleitores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já se prepara para as eleições majoritárias de outubro deste ano e alerta os eleitores sobre os prazos para regularização e alteração dos títulos, que se encerram em maio, além da necessidade de atualização da biometria. Na 4ª Zona Eleitoral, que abrange Cruzeiro do Sul e outras cidades do Vale do Juruá, houve aumento no número de sessões para reduzir filas no dia da votação.


Em Cruzeiro do Sul, os eleitores contarão com quatro novos locais de votação: as Escolas Terezinha Saavedra, no bairro Sabueiro; Alfredo Nuss, no bairro da COAB; Francisca Barros, no Jardim Primavera; e a creche Irmã Suzana, no bairro Miritizal. Com isso, a 4ª Zona Eleitoral passa a ter mais de 400 sessões.

Publicidade


“Uma das preocupações do TRE é evitar filas longas. Por isso, criamos, com a juíza eleitoral Rosilene, quatro novos locais de votação em Cruzeiro do Sul. O objetivo é garantir que o eleitor exerça seu direito democrático de votar com tranquilidade em outubro. Todas as alterações eleitorais devem ser feitas até 6 de maio. Todo o serviço eleitoral destinado aos eleitores será encerrado nesse prazo e só retornará após as eleições. Quem deseja tirar o título, transferi-lo ou regularizar a situação deve comparecer ao cartório eleitoral, ou aos postos de atendimento em Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Taumaturgo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Vale destacar que eleitores com 15 anos, ou que completarem 16 até o dia da eleição, também poderão votar. Caso o título esteja cancelado ou haja dúvidas, os atendentes do cartório esclarecerão a situação”, explicou André Janaius, da 4ª Zona Eleitoral.



Biometria

A biometria, implementada no Brasil em 2008, confere mais segurança à identificação do eleitor durante a votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica confirma a identidade por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral. Em Cruzeiro do Sul, cerca de 7 mil eleitores ainda não realizaram a biometria.


“Nós estamos realizando o cadastro biométrico desde o ano passado para eleitores que não compareceram. Hoje não há filas no cartório eleitoral, e o atendimento é rápido e simples. A preocupação do TRE e da juíza é que esses eleitores venham agora para evitar filas no fechamento do cadastro, em maio. É importante que todos compareçam o quanto antes”, finalizou André Janaius.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido