Menu

E agora Dudu?

O Dudu a que me refiro é o Eduardo Bolnosoro, já que ele se auto-proclamava interlocutor do presidente Trump


Quando o presidente Donald Trump impôs ao Brasil o tarifaço de 50% para que os nossos produtos adentrassem nos EUA, de repente e não mais que de repente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro assumiu a responsabilidade, no meu entender, a irresponsabilidade, de ter induzido o Presidente Donald Trump a nos impor o referido trifaço.


Na sua tresloucada imaginação ele, o Dudu Bananinha, como assim também passou a ser chamado, imaginava que a nossa economia caminharia para o brejo e o presidente Lula acabaria rendido e o nosso STF-Supremo Tribunal Federal mudaria o resultado que culminaram na inelegibilidade e condenação do ex-presidente Donald Trump, ou o tarifaço seria mantido.


Dos EUA aonde se encontrava e sempre assessorado pelo seu fiel escudeiro, Paulo Figueiredo, com os seus recados bastante insultuosos, transmitíamos a impressão que o presidente Donald Trump jamais revogaria o tarifaço que nos havia imposto.


Como entre países e Chefes de Estados não existe amizades, e sim interesses, como os resultados comerciais entre os EUA e o Brasil sempre foram superavitários aos EUA, não tardaria para o próprio presidente Donald Trump reconhecer que a reaproximação comercial com o Brasil precisaria ser revisto.


Como a nossa diplomacia vinha analisando qual seria o caminho mais curto para acontecer o encontro Lula/Trump, e a partir de então, e sem intermediários, determinarem o que deveria ser feito para manter um relacionamento que já durava mais de 200 anos, bastou um encontro casual, de menos de um minuto, para ter acontecido uma química entre ambos, isto nas palavras do próprio presidente Trump.


Para o presidente Donald Trump o tarifaço que ele havia nos imposto, para além de favorecer politicamente o presidente Lula, o que o Dudu Bananinha jamais esperava, causou uma considerável inflação para os próprios estadunidenses, sobretudo, nos preços dos produtos que importavam do Brasil: carne, café e suco de laranja, entre outros.


Como a inflação nos EUA subiu de tal ordem que passou a comprometer a popularidade do presidente Lula, sem alternativa, o tarifaço que o próprio presidente Trump havia nos imposto foi revogado, isto para satisfação, sobretudo, dos nossos exportadores.


Ante ao exposto urge a pergunta que não pode calar: qual a explicação que o DUDA nos dará se o presidente Lula e não ele, passou a ter livre trânsito com o presidente Donald Trump.