Na entrevista que concedeu ao jornalista Roberto Vaz, no Bar do Vaz, na quinta-feira (2), o governador Gladson Cameli deixou claro que a sua caravana eleitoral em 2026 vem para “amassar”. Ele conseguiu fechar um time de peso nas chapas para Estadual, Federal, Senador e governador. E deixou claro que Mailza é a sua governadora.
Aditivos e outras coisas mais…
Coisas estranhas que só acontecem neste Acre, viu? A ExpoAcre terminou faz uns dois meses, mas ainda continuam surgindo prorrogações de aditivos de obras do Parque de Exposições Wildy Viana. Alguém poderia explicar? O mais curioso é que as prorrogações sempre vêm com a data de hoje, nada de retroativo. Parece que no Acre até o tempo das obras anda com pressa ou completamente fora de sincronização!
Agosto
Agosto foi o mês em que o volume de gado saído do Acre para serem finalizados e abatidos em outros estados empatou com o ano de 2024 inteiro. A continuar nesse ritmo, vai praticamente dobrar a sangria. Alô, Sefaz!
Dobrou
O que praticamente dobrou foi a quantidade de bovinos que foram transferidos para outros estados para proprietários com o mesmo CPF. É o produtor transferindo gado para ele mesmo em outro estado. Setembro, comparado a agosto, praticamente, duplicou o número.
UGAI is my egg
O governo do Acre já concluiu 70% das obras de revitalização da Unidade de Gestão Ambiental Integrada da Floresta Antimary, em Bujari, com melhorias estruturais e novos serviços em fase final. Já estão falando ao 01 que ele tá ficando a cara do Jorge Viana com esse negócio de UGAI. A resposta é estranha e nada republicana…
Agroambiental au au
Falando nisso, o governador do Acre destacou ao Valor Econômico que é possível fortalecer o agronegócio no Acre sem comprometer a preservação ambiental. Ele voltou a ressaltar o papel dos produtores rurais como parceiros no combate ao desmatamento e às queimadas ilegais.
Tatu caminha dentro?
Sendo assim, a pergunta que fica é: pelos varadouros do Acre do passado recente e da atualidade, que parece um governo da floresta, será que tatu caminha dentro?
Pirou o cabeção
O Psol está ficando doido? Em um cenário de vitória (quase) certa da direita, lá vai o partido do Boulos lançar candidaturas majoritárias no Acre contra uma unidade da esquerda que vai ouvir o pio do surubim para ao menos eleger Jorge Viana apertadinho numa 2ª vaga ao Senado… Nem Freud explica.
Cartilha
O MDIC lançou a Cartilha de Emendas Parlamentares – PLOA 2026, com 13 projetos estratégicos ligados à Nova Indústria Brasil. Estados como Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Amapá podem captar recursos via emendas.
Amazônia
Na Suframa, duas ações contemplam Acre e região: fortalecimento das cadeias produtivas locais e melhoria da infraestrutura logística. O objetivo é impulsionar inovação, sustentabilidade e integração econômica amazônica.
Pesquisa
A Embrapa identificou que os insetos crisopídeos são importantes aliados no controle biológico das pragas da soja no Acre, como pulgões e lagartas.
Sustentabilidade
Segundo a pesquisa, esses insetos predadores ajudam a reduzir o uso de agrotóxicos e fortalecem o manejo integrado de pragas nas lavouras acreanas.
Ainda não
Até o final da manhã de ontem (3), a Associação de Bares e Restaurantes do Acre (Abrasel/AC) ainda não havia se pronunciado sobre o problema de intoxicação por metanol em outros estados do país. Estados em que não há casos registrados têm se posicionado.
Importante
É importante não apenas para demonstrar solidariedade com quem foi intoxicado ou com a família de quem morreu, mas também para valorizar os empreendimentos daqui.
Abrasel/AC
A presidente da Abrasel/AC (Associação de Bares e Restaurantes do Acre), Patrícia Parente, foi provocada pela coluna. Ela disse que a seccional acreana se pronunciou por meio do que informou a Abrasel nacional.
Treinamentos
Parente acrescentou: “estamos fornecendo aos associados treinamentos para identificação de bebidas fraudadas, além de estarmos com uma cartilha bem didática para a identificação facilitada das equipes dos restaurantes”.