Menu

Rebelião

Na Aleac, até deputados da base do Palácio Rio Branco elevaram o tom contra o governo. Tio Pablo (PSD) denunciou entraves em emendas, falhas no pronto-socorro e a paralisia de laudos de crianças neurodivergentes. O que aconteceu de tão grave, titio?


Potencial

O Acre ocupa a 6ª posição no ranking de Potencial de Mercado em 2025, segundo o CLP. O estado se destaca em crescimento da força de trabalho, qualidade e volume de crédito, mostrando capacidade latente para expansão econômica.


Desafio

Apesar do potencial, o Acre é o 26º no ranking geral de competitividade, refletindo fragilidades em infraestrutura, educação, gestão pública e sustentabilidade ambiental. A análise mostra que, embora haja população economicamente ativa e acesso a crédito, a falta de condições estruturais impede que o potencial de mercado se traduza em desenvolvimento real.


A BR-364 e o Zé

A gente mede o tamanho do político pelas suas ações, já dizia o mestre dos cabos eleitorais do Acre, Martins Bruzugu. Sendo assim, nota 10 para o deputado Federal Zé Adriano, do PP, que colocou a reconstrução da BR-364 entre Rio Branco a Cruzeiro do Sul como meta do seu mandato. E tem mais: ele quer que os trechos sejam divididos em pequenos lotes para que as empresas acreanas possam participar.



Cafezinho bom…

Parece que o prefeito Tião Bocalom está cada vez mais interessado no resultado de sua produção de café. Depois de surgir a embalagem do “Café Bocalom”, alguns servidores da prefeitura de Rio Branco estão fazendo a degustação do produto em casa. Alguns já até publicaram nas redes sociais o “pretinho” na xícara. Dá-lhe, Boca!


Café

E por falar nisso, o senador Sérgio Petecão segue a luta em defesa do que chama “produção sustentável” com a criação de um selo para certificar que produtores de café da região adotem boas práticas ambientais.


Caixa-preta

Rio Branco pode um dia precisar de abrir a caixa-preta da Defesa Civil, que recentemente remapeou as áreas críticas da capital e já recebeu aportes financeiros consideráveis da União para enfrentar os desastres naturais. O que falta é transparência e detalhamento dos atos.


São Bernardo

Quer dizer que o Bope está tocando o terror no Seringal São Bernardo?! MP e Defensoria Pública do Estado acompanham de perto os conflitos na região. Sábado tem previsão de encontro na própria comunidade para debater pontualmente a situação. A conferir.


MP

A Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos tem sido atuante. Não deve ficar de braços cruzados diante da gravidade que tem sido apresentada na região.


Mãe Joana

É impressão ou a PM do Acre anda mais truculenta que o normal? E o sistema penal virou realmente a Casa da Mãe Joana?


Comissão

Parlamentares como Fagner Calegário defendem a criação de uma comissão para visitar unidades prisionais em Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, avaliando in loco as condições de trabalho dos policiais penais. Feito o registro na ata, nobre parlamentar!


Silêncio conveniente

A maioria da bancada federal do Acre evita se posicionar publicamente sobre a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro e sobre pedidos de impeachment de ministros do STF. O curioso é que muitos desses parlamentares foram eleitos em 2022 defendendo pautas da extrema direita. Agora, fogem do debate. A deputada Antônia Lúcia, bolsonarista de primeira hora, sequer se manifesta.


Esse cara sou eu…

Tem coisas na política que só o tempo revela. Sutilezas que passam desapercebidas, mas que têm os seus motivos ocultos. Durante a inauguração da Variante, em Xapuri, o deputado estadual Manoel Moraes, do PP, no seu discurso se referia ao senador Marcio Bittar como apenas Bittar ou Marcio, omitindo o cargo de senador. Nenhuma vez falou “o senador Marcio Bittar”, o que pode ser conferido nas gravações. Dois dias depois, o Manelão, como é chamado em Xapuri, se lança candidato ao Senado, lembrando a música do Roberto Carlos, “esse cara (senador) sou eu”…



Trunfo na manga

O prefeito de Xapuri Maxsuel Maia foi, durante muitos anos, apenas um assessor do Manoel Moraes. Pela lógica, a candidata à prefeitura do grupo político do Manelão, em 2024, seria a sua esposa Maria Auxiliadora, que era vice do ex-prefeito Bira Vasconcelos, do PT. Na hora H, foi colocado o Maxsuel, que venceu a eleição. Se confirmada a candidatura de Manoel Moraes ao Senado, advinha pra quem a prefeitura de Xapuri vai trabalhar?


Cabra ligeiro

O governador Gladson Cameli sempre se refere ao deputado Manoel Moraes, seu líder na Aleac, de forma bem humorada: “esse cara é ligeiro”. E não é que o Manelão é ligeiro mesmo? Está se articulando com os prefeitos do Alto Acre e a pré-candidata ao governo, a vice Mailza Assis, para ele ser o companheiro de chapa de Gladson Cameli ao Senado.


Sobre Marcianos e Comunistas

Foram muito comentadas nas redes sociais as declarações do prefeito Bocalom, do PL, sobre o seu “medo” do Brasil virar comunista. Assim como a astronomia ainda tem dúvidas da existência de marcianos, as ciências políticas têm dificuldades para encontrar comunistas verdadeiros no país.



Nem em sonho

O PC do B já se adequou ao jogo do poder faz muito tempo. Inclusive, nem alcançou índice eleitoral nas mais recentes eleições nacionais e precisa se aliar a outros partidos para poder ter candidatos. Então imagine esse grupo de diletantes, sem estrutura nenhuma, tomar o poder do Brasil? É muito delírio…


“Cavalo de pau”

“Gladson começou o mandato deixando-se fotografar numa plantação de soja. E termina dizendo que não precisa derrubar uma árvore. Deu um cavalo de pau”. A fala é de um produtor que não deixou passar despercebida a mudança de postura do governador ao longo do mandato.


Insatisfação

É uma fala significativa porque sugere que o grupo político que hoje está no poder não contemplou as demandas dos produtores agrícolas, grandes e pequenos.


Puxão de orelha

Para esses produtores, o governador Gladson Cameli de hoje é bem diferente daquele que um dia falou para produtores da Transacreana que no dia que um fiscal do Imac fosse à comunidade aplicar alguma multa, que enrredassem a ele, que ele iria “puxar as orelhas” do fiscal.


Eleição

Por falar em “setor produtivo”, a foto da vice-governadora, Mailza Assis, com representantes da Agricultura e da Pecuária local serviu apenas para atender às motivações eleitorais. Nada foi pactuado. Apenas algumas falas dispersas.


Portas

Mas o gesto foi avaliado como importante para “manter as portas abertas”. O grupo avalia que, em um segundo encontro, “aí, sim, devem fazer conversas mais pontuadas, com demandas e compromissos específicos para cada segmento”.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress