Categorias: Destaque 1

Paralisação de ônibus em Rio Branco é suspensa após acordo com vereadores

Por
Whidy Melo

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (SINTTPAC) anunciou, na noite desta quinta-feira (11), a suspensão da paralisação dos serviços de transporte coletivo em Rio Branco, prevista para esta sexta-feira (12). A decisão veio após uma reunião entre representantes do sindicato, da prefeitura e da Câmara Municipal, que resultou em um compromisso para a votação urgente de um projeto de lei (PL) que eleva o subsídio municipal à empresa Ricco Transportes.


Entenda o caso: Prefeitura de Rio Branco quer elevar subsídio do transporte público em R$ 0,50 por passageiro


A ameaça de paralisação surgiu devido a atrasos na tramitação legislativa de um PL enviado pelo Executivo municipal nesta semana. O documento, essencial para equilibrar as finanças da Ricco e evitar impactos nos salários dos rodoviários, chegou à Câmara sem anexos necessários para análise, o que impediu sua pauta imediata.


O presidente do SINTTPAC, Antônio Neto, comunicou a decisão aos sindicalizados, e ao ac24horas, disse que o acordo se deu entre o secretário de articulação do município, Rennan Biths, o presidente da Câmara, vereador Joabe Lira, e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Aiache. “A gente reuniu para entender mais de perto a questão do projeto. E aí a gente chegou aqui num consenso, que a gente vai suspender a paralisação de amanhã, que eles assumiram o compromisso com a gente que no máximo até quinta-feira (18) o projeto será votado.”


Neto reforçou o compromisso do sindicato com o diálogo, evitando prejuízos à população. “Estamos sempre abertos ao diálogo, até porque a gente sabe que uma paralisação vai prejudicar muito a população de Rio Branco. Estamos, portanto, suspendendo a paralisação até quinta-feira que vem”, afirmou.


A crise no transporte público de Rio Branco arrasta-se há ao menos 20 anos, agravada pelo aumento nos custos operacionais, como o preço do diesel, e pela dependência exclusiva da Ricco para o serviço.


Compartilhe
Por
Whidy Melo