Menu

Etanol

O Confaz estabelece em R$ 5,20 o preço médio ponderado para o litro do etanol nos postos do Acre, mas ainda bem que há umas empresas guerreiras que há semanas comercializam a R$ 4,99 na capital. Esse negócio de tabelamento é uma tragédia mercadológica.


Sem licitação

A Portaria Interministerial nº 12, de 22 de agosto de 2025, autorizou compras emergenciais de produtos afetados por tarifas impostas pelos EUA. No Acre, a medida abrange cadeias estratégicas como açaí e castanha-do-brasil.


Tarifaço

Com a norma, o governo busca compensar perdas de exportações que somam valores bilionários, garantindo renda a produtores familiares e sustentando cadeias amazônicas, entre elas as do Acre.


Costura travada

A tentativa de trazer Emylson Farias para a articulação política do prefeito Tião Bocalom azedou. A resistência partiu de vereadores que não querem o delegado à frente dos trabalhos. Internamente, a fama de Farias não é das melhores, o que pesou contra sua indicação. Com isso, Bocalom confirmou em definitivo Rennan Biths para o cargo. Enquanto interino, Rennan conseguiu dialogar e acalmar a base do prefeito.


Rasteira na saúde

O motivo óbvio da arenga de Adailton Cruz com o secretário de saúde, Pedro Pascoal, é a eleição do ano que vem. Cruz acha que os votos da saúde lhe garantem a reeleição e como não tem conseguido benefício aos servidores, se justifica atacando Pedro, que só observa o desespero do deputado estadual.



Mediação

Esse é o típico caso em que a mediação da articulação política do Governo se faz necessária. O secretário de Estado, Luiz Calixto, foi perguntado se haveria essa conversa. Foi lacônico: “Estão bem. Está tudo bem entre ambos”.


Força

Se há uma coisa que a Saúde já demonstrou é força política. Portanto, o gabinete do Governo não deve minimizar esse embate envolvendo duas lideranças importantes no setor. A pior postura é: “eles que se resolvam”. Calixto tem conduzido bem alguns debates. Este não deve ser diferente.


Sete anos de azar

Podem observar! O Petecão foi o grande articulador da primeira vitória do Bocalom à prefeitura de Rio Branco, em 2020. Na época, foi contra todos os seus aliados e lançou a estratégia de marketing do “Novo Boca”, colocando sua esposa Marfisa como vice. Mas de lá pra cá vem enfrentando uma terrível onda de azar. Perdeu o aliado Bocalom, teve uma derrota acachapante ao governo e aparece na rabeira das pesquisas, até agora, como candidato à reeleição ao Senado.



Espelho quebrado

Parece que o Petecão quebrou um espelho quando inventou o “Novo Boca”, que começou na rabeira das pesquisas daquela eleição e acabou se elegendo. A verdade é que o “Novo Boca” nunca existiu. Bocalom continua a ser o mesmo e a onda de azar, se o ditado popular for certo, ainda deve persistir por mais dois anos na vida política do Petecão.


Merecida homenagem

O deputado estadual Luiz Gonzaga recebeu das mãos do presidente CAMBRAPER, Rafael Torres Morales, o prêmio pelo compromisso e ações concretas em prol do fortalecimento da integração econômica, comercial e social entre Brasil e Peru, especialmente na região de fronteira.



Sumido da mídia

E o superintendente da RBTRANS, Clendes Vilas Boas, como anda? Após o fiasco da entrevista na TV Gazeta, ele desapareceu dos holofotes. O que será que aconteceu?


Porco

Essa semana, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, da Indústria e dos Serviços, Geraldo Alckmin, vai ao México. Apex também estará presente na comitiva. Na apresentação de uma série de possibilidades de produtos brasileiros, a carne suína está entre elas. Essa conversa interessa muito ao Acre. México e Chile estão no radar dos interesses da Dom Porquito faz tempo. Agora, é a hora da diplomacia, do diálogo. É a experiência dos diplomatas e executivos da Apex que estão com a palavra. Por aqui, todos na boa torcida.


Rios

“Nosso foco é proteger a população e garantir acesso à água durante a estiagem”, afirmou a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas, Verônica Rios, ao declarar emergência nos rios do Acre.


Domingão da Mailza

As agendas do Palácio Rio Branco em dias de domingo ficaram por conta da 02, Mailza.


Atos

Em 16 Estados e capitais já se confirmaram atos de esquerda no dia 7 de Setembro. No Acre, ninguém se manifestou ainda.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress