A SEAD pretende torrar uns trocados da “Viúva” para comprar um monte de objetos de uso diário em suas unidades, bem como chás e umas coisinhas para beliscar durante o penoso expediente. Há um indicativo para “investir” R$1.320,00 em chocolates de marca boa, como Ferrero Rocher, Serenata de Amor ou Sonho de Valsa…
Abaixo do razoável
Com o Rio Acre abaixo de 1,40m, a navegação e o transporte de produtos agrícolas na zona rural da capital estão prejudicados. A seca torna cada dia mais difícil a travessia, que agora só é possível com embarcações pequenas. Uma viagem que antes durava duas horas, passou a levar cerca de quatro. Situação complicada.
Carbono
Os primeiros projetos de créditos carbono do Acre foram, pela ordem: Projeto Jari, validado em final de abril de 2011 e o Projeto Purus, em 11.05.2011. O Projeto Purus acabou despontando e chamou atenção. Deixou Jorge Viana parindo uma capivara de bravo porque os proponentes estavam longe de serem defensores da “Florestania”. Coisas do Acre.
REM
Gladson elegeu-se no meio de uma plantação de soja, elogiando o agronegócio. E no meio do mandato percebeu a viabilidade econômica e a força monetária do “mercado verde”. Ficou com o REM estancado porque não conseguia controlar o desmatamento. A coisa andou mudando no segundo mandato.
Perfumista
A denúncia contra o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, confirmou pelo menos um ponto: ele realmente vende perfumes da Hinode e, além disso, ostenta o título de diamante na empresa, comprando os produtos a preço de fábrica. Quanto às demais acusações, caberá às autoridades competentes se pronunciar.
GPTerapia
A verdade é que, sob Bocalom, as repartições municipais de Rio Branco vivem tempos de estresse total -tanto que há servidora graduada fazendo “terapia” com o ChatGPT.
Chegadas e partidas
O aeroporto de Rio Branco vira um local ermo após chegadas e partidas das grandes empresas. À tarde, apesar dos voos regionais, a gestora desliga as escadas rolantes e as luzes de grande parte do hall de espera visando, claro, economizar gastos.
Papa Tango
Quem chega do interior do Acre nos aviõezinhos “Papa Tango” encontra uns gatos pingados, alguns funcionários e silêncio, muito silêncio. Sempre foi assim e a privatização do aeroporto nada mudou.
Fevereiro
Não foi apenas dia 14/8 que o 190 pifou no Acre. Em 20 de fevereiro de 2025, uma falha na transmissão da operadora de telefonia entre Cuiabá e Porto Velho derrubou os serviços de emergência 190, 192 e 193 no Acre e Rondônia. A população foi orientada a usar o Telegram como alternativa, evidenciando a vulnerabilidade do sistema emergencial diante de falhas técnicas.
Julho
No dia 12 de julho de 2025, os serviços de emergência 190, 192 e 193 ficaram fora do ar novamente. Usuários relataram tentativas frustradas de chamadas, enquanto não havia ainda resposta oficial do governo, expondo a necessidade de canais de comunicação de reserva em situações críticas.
Vulnerável
Com isso, é possível dizer que o atendimento de emergência do Acre não pode viver uma situação de emergência, pois não tem quem o acuda.
Muvuca
Brasil afora movimentos de diferentes ideologias prometem uma grande muvuca no dia 7 de Setembro. No Acre, ainda não falaram nada…