Menu

Jorge Viana destaca potencial da bioeconomia acreana na Expoacre 2025

Foto: reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ocorreu nesta quarta-feira (30), no espaço do Sebrae na Expoacre 2025, o lançamento da coleção “Respira Acre”, uma iniciativa que valoriza a bioeconomia e transforma elementos da floresta, como folhas, flores e sementes, em peças artesanais de alto valor estético e comercial.


A coleção reúne colares, bolsas e acessórios criados por 18 artesãos acreanos, em uma curadoria realizada pela ApexBrasil em parceria com o Sebrae. Os itens já foram apresentados em feiras nacionais, como a “Inspiramais”, no Rio Grande do Sul, e seguem agora para eventos internacionais, incluindo a próxima edição da COP.


Durante coletiva à imprensa, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou a importância da iniciativa. “O ‘Respira Acre’ é uma coisa muito bonita. Reuniu mais de 100 artesãos e selecionou 18 com produtos incríveis que já estão ganhando espaço no mercado nacional. Isso mostra que é possível transformar os recursos da floresta em negócios sustentáveis e de valor”, afirmou.

Publicidade


Viana destacou ainda que marcas importantes do setor de calçados, como a Arezzo, demonstraram interesse nas biojoias acreanas. “O dono da Arezzo viu uma das sandálias com adereços feitos no Acre e comprou a ideia. É disso que precisamos: transformar conhecimento tradicional em oportunidades de mercado com escala”, disse.


A iniciativa é parte de um esforço maior de fortalecimento da bioeconomia e da exportação de produtos sustentáveis produzidos por micro e pequenas empresas, com apoio da ApexBrasil, Sebrae e instituições parceiras.


Lula visita o Acre no dia 8 de agosto, afirma Viana

Jorge Viana também confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar o Acre no próximo dia 8 de agosto. Segundo ele, a agenda será voltada para o anúncio de investimentos em áreas estratégicas para o estado, como infraestrutura, educação, saúde, produção rural e apoio a cooperativas e microempresas.


“Estamos ajudando na organização da agenda. O presidente deve anunciar soluções para problemas das BRs, novos programas de educação e investimentos para o setor produtivo. Virão também vários ministros”, afirmou.


Viana disse ainda que espera que a visita do presidente traga alternativas concretas para o fortalecimento da produção no campo, da pecuária, do agronegócio e do extrativismo, além de mais oportunidades para os artesãos urbanos e comunidades tradicionais.


“Mais do que discursos, o que precisamos é de ações práticas. Essa coleção é um exemplo disso: produtos feitos pelas mãos de acreanos e acreanas, que agora estão rodando o Brasil e o mundo gerando renda”, concluiu.


VEJA O VÍDEO:

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress