O ex-secretário de obras dos governos do PT no Acre, Eduardo Vieira, dono da Zênite Arquitetura e Planejamento, acionou o Ministério Público do Acre para questionar a gestão de Gladson Cameli pelo fato de o governador querer batizar a nova Maternidade de Rio Branco com o nome de sua avó, Marieta Cameli. A portaria é assinada pelo promotor Romeu Filho, que iniciou a investigação. O interessante é que o mesmo ex-gestor do PT não questionou quando o Hospital de Brasiléia e o Parque de Exposições foram batizados de Wildy Viana.
Surto
O surto de Sarampo que ocorre na Bolívia tem feito centenas de pais levarem seus filhos aos postos de saúde em Rio Branco. A queda no índice de vacinação que era evidente nos últimos anos, ganhou um cenário de pressa na imunização. Não tem um mal que não traga o bem e esperamos que mais responsáveis assumam o dever de vacinar os filhos. Vacina salva vidas!
Cesário e os “pingos nos is”
O militante do PT, Cesário Braga, usou o Instagram para colocar os “pingos nos is” em relação às críticas da ex-primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro. Ela alfinetou o governo federal por não ter construído a ponte que liga Cruzeiro do Sul a Rodrigues Alves. Cenário rebateu dizendo que Bolsonaro não construiu uma só “pinguela” no Acre e que Lula construiu todas as pontes que cortam a rodovia no Estado. Recado dado!
Ninguém entendeu nada
A coletiva de imprensa realizada pela Superintendência de Transporte e Trânsito de Rio Branco para tratar da alteração na mobilidade durante a interdição da Avenida Ceará, no período de obras do Complexo Viário, serviu para apenas um motivo: constatar a precariedade do transporte público na capital. O ônibus usado como “exemplo”, selecionado pela RBTRANS, não tinha ar condicionado funcionando e as rotas que seriam anunciadas ainda não tiveram martelo batido. Uma verdadeira perda de tempo.
Virou bagunça
Falando em coletiva de imprensa, tem sido muito frequente o adiamento e cancelamento de pautas da Prefeitura de Rio Branco divulgadas pela assessoria de comunicação, o que tem deixado repórteres e veículos de comunicação inconformados. Alô, Bocalom, precisa arrumar a casa!
Silêncio
A poderosa Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) falou, em nota oficial, sobre o atual cenário político e econômico do país. Para surpresa de 0 pessoas, apontou um culpado: o atual Governo Federal. Partindo da CNA, nenhuma novidade. O que é grave é a omissão. Os silêncios da nota são reveladores.
Borracha
O documento não traz diretamente nenhuma linha sequer ao fato de o presidente Donald Trump querer interferir em decisões de instituições brasileiras, com destaque para o Judiciário. A CNA entende como “revanchismo” do governo motivada “por uma obsessão com o passado”. A CNA parece querer que seja passada uma borracha na tentativa de golpe e na intentona do 8 de janeiro.
Café
Os produtores de café do Acre vão passar pela primeira prova de fogo. Este fim de ano será bem delicado para os cafeicultores de base familiar, dependendo de como será o desfecho da sobretaxa do governo norte-americano. Fazia tempo que não se via o produtor do Acre tão empolgado com uma cultura. Justamente agora, vem essa pancada.
Cooperacre
A Cooperacre anuncia que vai entrar na cadeia produtiva do café em janeiro de 2027. Até lá, as cooperativas Coopercafé (Juruá/Mâncio Lima) e Cooperpurus (Sena Madureira) devem ajustar um trabalho de governança coletiva para que os pequenos não compitam entre si. Jonas Lima, uma espécie de maestro em torno da expansão das lavouras de café, adiantou que a Cooperacre “vai ser parceira”.
Lascou-se
O documento que detalha a investigação comercial aberta pelo governo dos Estados Unidos contra o Brasil fala em rede social, Pix, mercado do etanol e… desmatamento ilegal. Eita! Agora, lascou!
Sustentável
Tá vendo, desconfiado leitor? É Trump preocupadíssimo com a sustentabilidade em escala global!
Madeira ilegal
O Escritório do Representante do Comércio dos EUA apontou que empresas que foram multadas no Brasil por extração ilegal de madeira continuaram a vender e exportar o produto para os Estados Unidos. Muitas vezes, o cinismo não encontra limites nos embates do comércio internacional. O jogo jogado é bruto demais!
Me engana que eu gosto
Com o fim do semestre legislativo e a proximidade do recesso parlamentar, os vereadores de Rio Branco aproveitaram os últimos dias de sessão para conversar — de forma descontraída, nos bastidores — sobre as prestações de contas das eleições de 2024. Segundo relatos de parlamentares ouvidos pela coluna, a maioria afirma ter feito campanhas “enxutas”, com despesas bem abaixo do teto permitido pela legislação. Individualmente, nenhum dos vereadores teria ultrapassado a marca de R$ 120 mil em gastos declarados, todos devidamente registrados na Justiça Eleitoral. Ali, pelo visto, ninguém nem peidava pôdi, de tanta honestidade.
Não teve Picanha!
A tensão, no entanto, não impediu momentos de bom humor. Em uma roda de conversa, um dos vereadores da base soltou uma piadinha: “justo hoje que a gente achou que ia almoçar picanha, acontece isso”.
Ponto positivo
A Expoacre 2025 traz um ganho positivo nesta edição, que iniciou lá em Cruzeiro do Sul. Em Rio Branco, duas noites serão dedicadas às crianças, as maiores autoridades do Estado, como afirma o governador Gladson Cameli. Na quinta, 31 de julho, terá Moana 2, Roblox e Família Tubarão. Na sexta, 1 de agosto, terá Encanto, Divertidamente e Meu Malvado Favorito.