O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (União Brasil), afirmou que os vereadores devem votar nesta terça-feira (15) o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. A proposta, que estabelece as metas e prioridades da administração pública municipal, prevê um orçamento estimado em R$ 2,16 bilhões, com receita corrente líquida de R$ 1,7 bilhão.
Segundo Lira, a expectativa é que esta seja a última sessão antes do recesso parlamentar. “A Câmara tem sido palco de muitos debates, muitas proposituras, e quem ganha com isso é a população. Hoje temos várias pautas para votar, e uma delas é a LDO. Tenho certeza de que passaremos o dia aqui discutindo, para que possamos votar e, em seguida, entrar em recesso”, declarou.
Durante entrevista, o presidente negou que as reformas administrativa e da Previdência estejam em pauta para votação ainda neste semestre. “A reforma administrativa não chegou à Câmara, então não temos conhecimento. Não será votada neste primeiro semestre. Hoje, o que vamos votar são leis propostas pelos vereadores e a LDO”, explicou.
Questionado se as reformas poderiam chegar à Casa ainda nesta terça, Joabe descartou a possibilidade. “Não acredito, porque não haveria tempo hábil para discussão. Essas matérias devem chegar apenas após o recesso, para que possam ser debatidas com calma, com esclarecimentos e pareceres necessários antes de qualquer votação.”
O vereador reforçou que até o momento não há nenhum projeto protocolado na Câmara relacionado à reforma administrativa ou à reforma da Previdência.