Durante uma inspeção, o MP identificou uma área isolada em lixão com descarte irregular de medicamentos e utensílios hospitalares, muitos ainda lacrados, em Xapuri. Agulhas e outros materiais contaminantes estavam misturados ao lixo comum, alguns em valas, sugerindo, segundo o MP, tentativa de ocultação. Alguém na prefeitura vai ter dor de cabeça…
Caríssimos
Viajante saiu do Sul e chegou a Rio Branco assustadíssimo com os preços dos combustíveis praticados no Acre. Ele vai se apavorar quando souber que o Confaz autorizou o litro de etanol a R$ 5,31 a partir de 16 de julho nos postos do Estado.
Cresceu
Tem número aqui, tem dado ali… mas são impressionantes os números e dados das exportações do Acre: entre 2018 e 2024 o comércio exterior do Estado evoluiu 119%, 4º maior crescimento do País no ranking liderado por… Roraima! Tá doido, sô!
Pix
Ao tentar entender o funcionamento do pagamento por Pix nos ônibus de Rio Branco, um ativista tomou dois coletivos de linhas diferentes. Em ambos os motoras obtemperaram: “nem sei o que é, mas deve estar chegando…”, disse um.
Monitoramento
O Acre possui 3.750 tornozeleiras eletrônicas, com 2.300 em uso. Dessas, 58 agressores em casos de violência doméstica são monitorados, enquanto 48 vítimas utilizam unidades portáteis de rastreamento para sua segurança.
Os mesmos problemas…
O Centro POP mudou de lugar, mas os problemas do centro de Rio Branco, não. Roubaram a iluminação da praça em frente ao Palácio Rio Branco, sede do governo -que foi entregue recentemente após uma reforma -, deixando tudo um breu só.
Nova onda
A moda das galerias em Rio Branco foi uma boa alternativa para comerciantes se instalarem em locais mais afastados do centro da capital, que convive com a insegurança. O problema recorrente agora é a falta de locais para estacionar, além do alto valor investido nos aluguéis.
Os mudos
Chama atenção o fato de que, após o anúncio de Donald Trump sobre a taxação de 50% nos produtos brasileiros, nenhum parlamentar bolsonarista do Acre tenha se manifestado contra o ex-presidente norte-americano. Pelo contrário: um silêncio surreal e duvidoso domina o grupo, que deve, em breve, tentar culpar Lula pela medida — por pura conveniência ideológica.
Silêncio sepulcral
Nenhum pio de deputados e senadores acreanos sobre a taxação ordenada por Donald Trump aos produtos exportados pelo Brasil aos EUA. Nem os mortos do Cemitério da Cruz Milagrosa andam tão calados…
Mulheres
Quando se falar em protagonismo, essa imagem vai reforçar e contar muita coisa: comandante da PM, Marta Renata, Beth Cameli e Maria das Vitórias.
Sem surpresa
Sem nenhuma novidade a audiência pública que levou debate sobre embargos ambientais na Aleac. O mais do mesmo, com uma ou outra cara nova. Esse debate sobre embargos, para ser pra valer, cabe pouco aplauso, cabe pouca fala de efeito. A iniciativa da Aleac é válida para servir de uma escuta popular. Marca ponto com o produtor, mas avança pouco e contribui pouco.
Jogando pra galera
Não à toa, os dois principais parlamentares federais em alta entre os produtores são Alan Rick e Ulysses Araújo. O senador Petecão destoa um pouco porque, extraordinariamente, tem tido uma postura mais equilibrada.
Orientação
Um aspecto precisa ser observado pela equipe do ICMBio. “Nunca me deram uma palestra, uma orientação”, reclamou. O ICMBio não pode deixar essa frase ser elaborada. Há falhas, obviamente. Uma delas é a formação, a educação.
Surpreendente
Uma fonte ligada à Jéssica Sales foi sugestiva ao ser perguntada qual decisão política a ex-deputada federal tomará em 2026: “Será surpreendente!”
O Silvio Santos do Acre
Quem não se lembra do célebre quadro do programa na TV do Silvio Santos em que ele caminhava no seu auditório perguntando: “quem quer dinheiro?”, com um maço de notas na mão… Parece que inspirado pelo apresentador, que faleceu no ano passado, o prefeito Padeiro fez a mesma coisa na Expo Bujari.
Brincando com fogo
Mesmo tendo enfrentado uma acusação de abuso do poder econômico no TRE nas eleições de 2024, o Padeiro não se preocupou em ser gravado nessa patética cena. Não importa a origem do dinheiro “jogado” para as pessoas. Esse tipo de atitude é grotesca porque esfrega na cara da população a “miséria” de muita gente. Uma brincadeira sem graça!
Nada de anormal
O que pode ter sido tão ofensivo o que o secretário de governo Luiz Calixto disse no Bar do Vaz para tanto barulho nos bastidores? Como cidadão, Calixto tem a sua opinião e, mesmo que não gostemos, devemos respeitar. Sua frase é obvia: Bocalom pediu para ser prefeito e por isso deve governar os 4 anos. Não há nenhuma inverdade nisso. Reveja o vídeo com a posição do Calixto.
Tudo em família
Fontes bem-informadas da fronteira garantem que a ex-prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, e a sua sogra, a ex-deputada federal Vanda Milani, não vão disputar a mesma candidatura em 2026. Segundo esse informante, na hora H a Vanda vai abrir e apoiar a nora na disputa para deputada federal.
Oportunidade de ouro
O último deputado federal eleito do Alto Acre foi o Zico Bronzeado, que se formou em medicina depois da sua meteórica carreira política. É uma região que realmente carece de uma representação federal. A Fernanda Hassem terá chances reais de mudar esse quadro.
Em disputa de família…
Ficará muito estranho a Fernanda e a Vanda disputando o voto dentro da casa do ex-secretário de Meio Ambiente, Israel Milani. A verdade é que a ex-prefeita já abriu para o seu “amado” ser candidato a federal, em 2022. Pela lógica, o momento é de Israel retribuir a gentileza política da sua companheira.
Amor de mãe
O Israel e a Vanda são muito ligados. Não será nenhuma novidade o amor materno prevalecer para fazer a vontade do filho, que deve ser de tentar eleger a esposa.