Menu

Este Santo quer reza!

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Perguntei essa semana ao ex-articulador político do prefeito Tião Bocalom, Jonathan Santiago, se o Boca seria candidato ao governo no próximo ano, e ele foi curto e grosso: “Candidatíssimo”. Jonathan era até ontem, uma das figuras mais próximas do Velho Boca.


Uma coisa é certa: até aqui o prefeito tem dito que se no próximo ano for convocado como a salvação do grupo político que está no poder para derrotar o senador Alan Rick (UB), topa a parada. Ora, ora, dona Aurora, isso é conversa de quem trabalha sim para disputar o governo. Caso contrário já teria dito que a vice-governadora Mailza Assis (PP) era a sua candidata. Negou cara a cara fazer a declaração quando foi visitado pela Mailza.


Alguém já ouviu o vice-prefeito Alysson Bestene (PP), do partido da Mailza, dizer que sua candidatura terá o seu apoio incondicional? Alysson reza um terço todos os dias para o Boca se afastar. Aquela história envolvendo o convite para o subsecretário da SEGOV, Márcio Pereira, que vinha trabalhando para sedimentar a campanha da Mailza ir para a prefeitura, está muito mal contada.


Por qual razão foi escolher logo alguém próximo da Mailza para ser seu articulador político? Por qual razão as suas reiteradas afirmações que quer concluir todas as suas obras principais até Abril do próximo ano? Muito simples de explicar: Abril de 2026 é o mês em que, quem ocupa um cargo de prefeito tem que se desincompatibilizar para ser candidato. Podem argumentar que não deixaria a prefeitura porque a Mailza não abre mão de ser candidata. E, o Bocalom raciocina na lógica? Não foi candidato contra os governadores do PT, sem ter um pau para dar no gato? Se colocar na cabeça que acha que ganhará a eleição para o governo contra tudo e contra todos, ele mete a cara. Todos os caminhos levam na direção de que, o Tião Bocalom se prepara sim, para disputar o governo. Para mim, esse santo quer reza! Ou já teria descido do altar.


TUCANO OTIMISTA


O deputado Pedro Longa (PSDB) continua apostando na hipótese de que o seu partido conseguirá montar uma chapa forte para deputado federal. Acha que com a visita em Agosto do presidente da sigla, Marconi Perillo, a Rio Branco, a chapa pode encorpar com as conversas que terá com lideranças políticas regionais, para serem candidatos à Câmara Federal.


CONVERSA ABERTA


Sobre o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, chega a informação de que ele se reuniu com o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, para fechar apoio à candidatura do irmão Fábio Rueda (UB) a deputado federal. O deputado federal Zezinho Barbary (PP), do grupo do prefeito Zequinha, vai levar uma loba? Fosse o Barbary colocaria as orelhas de molho.


FESTA DA SIBÉRIA


Foi preciso uma mulher, Sula Ximenes, assumir o DERACRE para, enfim, ser concluída a obra da ponte da Sibéria, um sonho acalentado por longos anos pelos moradores de Xapuri. O governador Gladson acertou ao lhe colocar no cargo. A obra entrou na reta final de conclusão.


MALABARISTA NA CORDA


Com duas secretarias de porteiras fechadas – uma no governo e outra na prefeitura da capital – o primeiro suplente Fábio Rueda (UB) continua como uma malabarista na corda bamba, sem dizer se fica com a vice-governadora Mailza Assis (PP) ou com o prefeito Tião Bocalom (PL) na disputa do governo. Não se decide.


ESPERTEZA COME O DONO


Diz o velho ditado que a esperteza cresce e acaba comendo o dono. É o que aconteceu com o ex-presidente Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro, que incentivaram o presidente Trump a impor uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. Assim que o decreto do Trump entrar em vigor, o grande prejudicado será o santuário político do Bolsonaro, o agronegócio. Deram uma bela bandeira ao Lula que há muito tempo procurava e não encontrava, para sustentar o discurso nacionalista que o Brasil é um País soberano e não quintal dos EUA. E sem falar que encorpa seu discurso (que já está forte nas redes sociais) de que a direita é contra os pobres e a favor dos ricos. Deram um tiro no pé.


CHEGOU A SER CÔMICA


O fato mais cômico desta historieta é que os bolsonaristas jogam com a tese de que, se o STF não penalizar o Bolsonaro e lhe deixarem disputar a presidência, o Trump pode retirar o tarifaço. Agora é que o Bolsonaro não escapa mesmo de uma condenação no STF. A influência de Trump em mandar no STF, equivale a zero multiplicado por mil. Esse pessoal está viajando na maioneses, só poder ser.


PRATICAMENTE FECHADA


Conheço alguns já certos, mas como não foram oficializados, conto os milagres sem dar os nomes dos santos: o senador Márcio Bittar está com a chapa para deputado federal pelo PL, partido o qual vai presidir, praticamente fechada e muito forte, para brigar por duas cadeiras.


IDEIA DE GULOSO


A Federação PP-União Brasil, está entrando na reta final para se tornar oficial. O nome no Acre para o governo deve ser o da vice-governadora Mailza Assis (PP). O vice deve ser de outro partido para aglutinar novos aliados, porque o PP e o União Brasil somem e será um partido único com novo nome. A Federação não pode entrar naquela do guloso, que por querer comer demais e sozinho se engasgou.


PEDIRAM A CABEÇA?


Me mandaram uma pergunta se sabia que foi pedida a cabeça do secretário municipal de Saúde, Rennam Biths? Se pediram não sei, mas que a boataria está forte neste sentido, isso está. Dizem que o Boca não atendeu.


ARTICULANDO EM BRASÍLIA


Recebo a informação de que o ex-senador Jorge Viana articula em Brasília para trazer o PDT e o PSB, para se unirem aos demais partidos de esquerda, em torno da sua candidatura ao Senado. O PDT e o PSB existem no estado, praticamente, de forma cartorial e sem grandes lideranças.


COISAS DA POLÍTICA


A política tem o seu lado de humor, bem contado na novela de Dias Gomes- O Bem Amado – que tinha como cenário a cidade de Sucupira e o prefeito histriônico Odorico Paraguassu. Yes, nós também temos o nosso Odorico: é o prefeito Padeiro, do Bujari, que costuma aparecer em atos públicos jogando dinheiro para cima. É o Acre tão Acre do nosso saudoso jornalista José Chalub Leite.


ACABOU A BASÓFIA


Tentaram fazer a maior bazófia no TCE, ao usar um poder que não tinham: afastar o secretário de Educação, Aberson Carvalho, o que foi negado pelo Tribunal de Justiça e STF, por conta de uma escola precária na zona rural do Bujari. A nova escola que já estava em conclusão, foi terminada e o carnaval fora de época acabou.


COLOCAR EM PRATOS LIMPOS


Todos que moravam ou foram morar na Reserva Chico Mendes sabiam das regras de que o local era de preservação ambiental, e que não podiam transformar suas propriedades em fazendas para criar gado. Isso tem que ficar bem claro, não tem nenhum desavisado nesta história da Resex. Se querem mudar as regras terão que mudar a lei ambiental que rege o local.


NOME EM BAIXA


A ministra Marina Silva, que já foi deputada estadual, senadora, e uma grande liderança política no Acre, hoje, está em baixa. Ao ponto de ter uma Moção de Desagravo pelas ofensas que recebeu de deputados federais e senadores, ter sido derrotada na Assembléia Legislativa do Estado. A Marina hoje, dificilmente, se elegeria deputada federal pelo Acre, por isso se candidatou por São Paulo. A política não é imutável.


SONHO DE CONSUMO


O sonho de consumo do presidente do MDB, Vagner Sales, é ter o senador Alan Rick (UB) se filiado ao partido; para ter uma candidatura própria ao governo e facilitar formar uma chapa forte para deputado federal. Caso contrário, o MDB terá problemas para buscar vagas na Câmara Federal.


TODO MUNDO SABE


Até quem não é pescador sabe que o Rio Acre não é piscoso. Por isso, impressiona o grande número de pescadores profissionais registrados e recebendo o seguro defeso. Um fato a ser investigado. Até para esclarecer.


FRASE MARCANTE


“Na falta de outro tirano, a opinião pública se levanta como tal”. Bulwer-Lyton


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

plugins premium WordPress