Menu

André Maia é alvo de inquérito por atuar em dois cargos e manter clínica particular

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Promotoria de Justiça Cível do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) de Senador Guiomard instaurou inquérito civil para investigar o ex-prefeito do município, André Luís Tavares da Cruz Maia, por possível acúmulo indevido de cargos públicos. A medida foi tomada pela promotora de Justiça Eliane Misae Kinoshita, com base em indícios de que o ex-gestor estaria exercendo simultaneamente dois cargos como cirurgião-dentista, cada um com carga horária de 40 horas semanais, o que pode configurar violação aos princípios da administração pública e à Constituição Federal. O documento foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta quarta-feira, 11.


Segundo informações do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), André Maia é servidor efetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Senador Guiomard, lotado na UBS Ildon Alves Ribeiro, e também da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), atuando no Hospital Dr. Ary Rodrigues, ambos os cargos localizados no município de Senador Guiomard.

Publicidade


Contudo, há suspeitas de que o ex-prefeito não esteja cumprindo integralmente as cargas horárias, devido à dedicação a sua clínica particular, a CAMOA – Clínica de Atendimento Médico e Odontológico do Acre, localizada em Rio Branco.


A investigação considera que, caso confirmada a omissão no cumprimento da jornada de trabalho e o recebimento de remuneração sem a devida contraprestação de serviço, o ato pode ser enquadrado como improbidade administrativa, por enriquecimento ilícito e lesão ao erário, nos termos da Lei nº 8.429/1992.


A promotora determinou o encaminhamento de cópias da portaria à Prefeitura de Senador Guiomard e à Secretaria de Estado de Saúde para adoção de providências imediatas. O investigado também foi notificado para apresentar esclarecimentos.


O inquérito poderá resultar em medidas como o ajuizamento de ação civil pública, ação de improbidade administrativa, termo de ajustamento de conduta ou arquivamento, conforme o resultado das apurações.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido