Menu

Falta de zelo

A Recomendação nº 01/2025, aquela que pretendia barrar internatos de estudantes de medicina formados no exterior, pode ser revogada em breve. O motivo? Foi juridicamente mal construída e simplesmente ignora as exceções previstas pela própria Resolução CFM nº 1.650/2002. Não houve excesso de zelo, como alguns tentam fazer crer — houve falha técnica mesmo.


Regulamentação

A crítica recai sobre o setor jurídico da autarquia, que não cumpriu seu papel básico de orientar corretamente a plenária e assegurar um texto minimamente coerente com a legislação vigente. Resultado: o CRM-AC corre o risco de se tornar mais um caso de como não fazer regulamentação médica.


Chique perde!

Presidente do CRM-AC usa sede da autarquia para ensaio fotográfico pessoal e causa perplexidade entre médicos. Conduta de Leuda Dávalos é vista como desrespeitosa à postura esperada do cargo e pode configurar desvio de finalidade no uso do patrimônio público.


Que fim levou?

Nunca mais se ouviu falar nas medidas a serem tomadas pelo poder público a favor dos comerciantes que ficavam às margens do Rio Acre, no calçadão do Novo Mercado Velho. O local se encontra em situação de risco de desabamento há meses.


Glaucoma no Acre

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença ocular que pode causar cegueira. O Acre está entre os estados com menor número de exames específicos para diagnóstico da doença, realizados na rede pública. Foram só 4.072 procedimentos em cinco anos, número que coloca o estado na penúltima posição do ranking nacional. As informações são do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).


Ação e reação

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, criou uma sala para receber todos os vereadores dos 22 municípios do Acre numa forma de fazer política para 2026. Em resposta, o staff de Mailza cria o primeiro encontro de vereadores para tentar, veladamente, aglutinar apoio em volta de seu nome. Logo em seguida, Nicolau dá o start da caravana de deputados pela BR-364. Como o time da Mailza deve reagir agora? O que deve ser criado a partir de agora? Só pode ser cego quem não vê essa guerra fria.


Esvaziada

André Kamai, Fábio Araújo e Eber Machado. Foram esses os três vereadores que ficaram na audiência pública para discutir as ações da Prefeitura de Rio Branco na região da Transacreana. Outros seis, cumpriram tabela e saíram no meio da discussão.


Ausências

Ausências sentidas foram as da Seagro, MP e Deracre. A presidente do TCE, conselheira Dulcinéia Benício, ficou até o fim. A coluna já havia antecipado que ela, apesar do perfil extremamente técnico, participaria dos debates.


Convocação

O TCE vai convocar representantes do Governo do Acre e da Prefeitura de Rio Branco para explicar as ações de infraestrutura na região.


Petecão

O senador Sérgio Petecão (PSD/AC) demonstrou coragem. Atendeu ao convite do Rede Sustentabilidade para debater com 8 partidos o cenário das eleições do ano que vem. Petecão votou favorável ao PL que instituiu a Lei Geral do Licenciamento.


Pau

Foi pau para comer sabão e pau para saber que sabão não se come. Aguentou firme. Uma demonstração pessoal de carinho que o senador tem com a colega Marina. Dos partidos convidados, apenas o PSB não compareceu. E havia confirmado presença.


Atentos

Os leitores estão muito atentos ao debate sobre Economia Regional. Nos comentários a respeito da entrevista do senador Marcio Bittar (União Brasil/AC), tem de tudo. Mas alguns leitores têm repertório muito qualificado e querem intervir no debate. Muito bom.


Friagem

Semana que começa tem promessa de friagem. E a sensação de receio de como será o nosso comportamento em relação às queimadas? Não pode ficar dois dias sem chover que o instinto incendiário de alguns aflora. Impressionante. E lamentável.


Mudou?

Houve um tempo (ainda no primeiro mandato como governador) que Gladson Cameli manejava melhor a tolerância. Comprou até um celular ultramoderno para um militante que, ao lhe dirigir ofensas, acabou derrubando o aparelho velho no esgoto da rua.


Perdeu

No momento em que integrantes do seu governo não permitem falar uma jovem militante, estudante, que tem toda rebeldia e todas as certezas do mundo, esses assessores perdem a oportunidade de ensinar. É claro que é incômodo, constrangedor, é inadequado, ver ataques difamatórios em um evento onde está se buscando soluções para os problemas do Estado. Mas é compreensível: todo jovem acha que pode fazer uma revolução.


Sozinho

Se o leitor observar bem, a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas passou despercebida por boa parte da classe política, menos na agenda de Gladson, que se adequou ao tema ambiental.


Focos

E não é porque é “bonitinho e charmoso” defender a floresta. É uma questão de acesso a mercados e a recursos financeiros. Para um lugar de economia frágil como o Acre, a postura de Cameli obedeceu a uma lógica correta.


Mundo desconhecido

Novos geoglifos estão sendo descobertos, identificados e georreferenciados. A coisa é grande e nos traz uma nova dimensão sobre a Amazônia. Semana passada, foi criado, em Manaus, o Instituto Geoglifos da Amazônia. Descobertas que vão impactar em muitos setores. A conferir.


Necessário

Será necessária muita maturidade para encarar essa discussão com a gravidade que ela exige. Até aqui, o acreano (e o brasileiro de uma forma geral) segue ignorando o assunto. E quando tem noção, contaminado pela percepção desenvolvimentista, tende a não valorizar.


Cocô

Para lembrar a fala de um filósofo que deixou a presidência recentemente, “qualquer cocozinho petrificado de índio barra licenciamento”.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress