Menu

O jogo ainda está aberto

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Parece ser um ponto definido a candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP), foto, por dois aspectos: tem o apoio do governador Gladson Cameli e quer ser candidata. Pelo que tem dito, não se mostra preocupada por não estar liderando as pesquisas de opinião pública. Na sua visão, tem muito tempo – em torno de um ano e seis meses – para projetar a sua candidatura a um mandato em meio à população. A grande interrogação é como vai se comportar o eleitorado, por ser a sua primeira experiência em que terá o seu nome na cabeça de chapa na cédula eleitoral. Padece muito na falta de um bom coordenador de campanha e de um equipe de jornalismo que ajude a projetar suas ações como secretária de Ação Social. E se soltar mais nas entrevistas, onde ainda aparece travada. Mas, uma coisa é certa: é cedo, muito cedo, para se apontar um favorito definitivo para subir as escadarias do Palácio Rio Branco. O jogo ainda está aberto. Aliás, nem começou.


FIM DA IMORALIDADE


Nada mais imoral na política do que o instituto da reeleição. Quem está no poder usa a máquina – estatal, federal ou municipal- pressiona servidores, faz contratações de terceirizados sem necessidade, persegue adversários, se junta com empresários para num conluio montar um esquema da compra de votos para se reeleger. Um exemplo: 86% dos prefeitos que disputaram a reeleição se reelegeram. Não porque foram bons gestores, mas pelo uso da máquina. Por isso, vejo como positivo o projeto que começa a tramitar no Senado pelo fim da reeleição. Será o fim da imoralidade.


BRINCANDO DE PCCR


Os sindicatos da Saúde têm que ficar espertos, para evitar que o PCCR acabe sendo uma fraude e frustrando a categoria. Ou se faz um PCCR de vergonha ou não se faz. Pisando em quem tem curso superior, é uma brincadeira de mau gosto.


GREVE É DEMOCRACIA


O movimento grevista da Educação municipal, previsto para hoje (21), é justo e deve ser respeitado como uma manifestação democrática. O prefeito Tião Bocalom tem que entender que o poder tem limite, não pode tudo. E, com os professores, as diferenças devem ser debatidas no diálogo, no debate, e não com murro na mesa, ameaças e gritos. É uma categoria combativa e que não baixa a cabeça.


FIM DA FARSA


O depoimento de ontem no STF do ex-comandante da Aeronáutica, Baptista Júnior, revelou que houve mesmo uma trama golpista para derrubar o governo do Lula, que tinha a Marinha como avalizadora. Foi taxativo em dizer que participou com Bolsonaro da discussão de uma minuta golpista e foi contra. Como é um depoimento de um ex-ministro do Bolsonaro, tem credibilidade, e coloca por terra a tese dos extremistas de direita de que a invasão e depredação
dos três poderes foi um movimento de velhinhas e velinhos de Bíblias na mão.


NÃO PODE FICAR BARATO


O MP tem que ir com tudo para cima do que aconteceu em Feijó sobre a morte de um garoto que se feriu na queda de uma bicicleta, e acabou morrendo supostamente por falta de atendimento, omissão e pouco caso, como estão denunciando os deputados. Isso não será resolvido com notas explicativas do secretário de Saúde, Pedro Pascoal, e nem com desculpas que foi aberta uma investigação pela secretaria de Saúde. O MP tem que ser rígido neste caso.


NÃO VAI DAR JOGO


Não vai dar jogo o movimento do presidente do PODEMOS, Ney Amorim, para comandar a fusão do seu partido com o PSDB. O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) disse ao BLOG que a decisão ainda será tomada, mas não deve passar por dar o comando ao Ney, porque criaria arestas com os outros candidatos a deputado federal da fusão. No que, ele está correto.


PORTEIRA ABERTA


Não houve avanços com o projeto que modifica as leis ambientais no país, como políticos ligados aos fazendeiros e grileiros defendem. Na verdade é a abertura da porteira para legalizar a devastação das florestas. Enquanto essa turma não ver a Amazônia lajotada não vai descansar. Mas, também, não me somo com os radicais do ambientalismo; defendo, por exemplo, o asfaltamento do trecho Porto Velho-Manaus (não precisaria derrubar uma árvore), a prospecção de petróleo na costa do Amapá e a interligação rodoviária dos nossos municípios isolados. Sem extremismo.


MUITO DIFERENTE


O Gerlen Diniz (PP) foi um excelente deputado estadual, um craque na oratória. Mas, como prefeito de Sena Madureira, ainda não decolou a sua gestão. Parlamento e Executivo são completamente distintos. Uma coisa é o discurso e a outra é a prática.


DISCURSO EMOCIONANTE


O discurso de ontem da deputada Antônia Sales (MDB) na ALEAC, protestando e denunciando a morte de uma mulher na Maternidade de Cruzeiro do Sul, por suposta negligência no atendimento, foi emocionante. Antônia tem moral para cobrar, porque sempre brigou por melhorias no sistema de Saúde do Juruá. Seu discurso foi como acender o sinal vermelho na Saúde.


INFERNO ASTRAL


A morte de uma criança em Feijó, a de uma mulher em Cruzeiro do Sul, com denúncias dos deputados de que houve omissão no atendimento, atingiram em cheio a gestão do secretário Pedro Pascoal, que vive com os dois casos, um inferno astral.


CUMPRE A LEI


O CRM apenas cumpre a legislação ao não referendar que estudantes de Medicina na Bolívia façam internato em hospitais de Rio Branco. Um lembrete a alguns afoitos deputados estaduais: a Aleac não tem poder para legislar sobre normas federais.


PARA REFLEXÃO


“Exija muito de si e pouco dos outros. Isso te livrará de inúmeras frustrações.” Epicteto.


TUDO PARADO


Enquanto não se sabe quem será -oficialmente – o candidato a governador da federação PP-União Brasil – em andamento – os demais partidos ficam sem se movimentar, porque dependem do cenário que for formado dentro da aliança.


PROMESSA FEITA


Dirigentes do MDB, por exemplo, têm como certo que o senador Alan Rick (UB) se filiará ao partido, caso seja rifado na aliança PP-União Brasil.


VÍTIMAS DE CRIMES


Não importa se a roubalheira dos salários dos aposentados começou no governo Bolsonaro, porque continuou com vigor no governo Lula. É uma discussão de sexo dos anjos sobre quem é mais culpado. O que importa é quando os aposentados serão ressarcidos. Essa é a discussão prioritária.


ESTÁ SENDO COERENTE


O deputado Adailton Cruz (PSB) está sendo coerente quando se insurge contra este PCCR de pé quebrado da Saúde. Foi eleito pela categoria e é coerente quando protesta contra esse arremedo de plano.


NÃO ESTÁ MORTO


O senador Sérgio Petecão (PSD) não aparece bem nas pesquisas, mas não está morto politicamente. Costuma se reinventar e ganhar eleição quando todos o dão como derrotado. E a eleição é no próximo ano, tem muita água para rolar por cima e por baixo da ponte.


FRASE MARCANTE


“O amigo trai na primeira esquina. Ao passo que o inimigo não trai nunca. O inimigo é fiel”. Nelson Rodrigues, dramaturgo e jornalista.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

plugins premium WordPress