Foto: Sérgio Vale
O mês de maio trouxe mudanças no clima do Acre. Tradicionalmente marcado pela redução das chuvas e pela intensificação das ondas de frio, o período aparece por um cenário mais seco e temperaturas mais amenas, especialmente na capital Rio Branco e nas regiões do vale do rio Acre. Os dados são do meteorologista, Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui.
Segundo dados históricos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média pluviométrica em Rio Branco cai quase pela metade em relação ao mês de abril, passando de 204,3 milímetros para 98,7 mm em maio. Além da seca, outro destaque de maio são as ondas de frio polar que passam a atuar com mais frequência.
De acordo com o boletim, essas massas de ar frio atingem principalmente o leste e o sul do estado, provocando quedas acentuadas nas temperaturas.
Com a possível chegada de massas de ar polar, é esperado que as temperaturas fiquem ligeiramente abaixo da média, com possibilidade de ocorrência da primeira friagem do ano antes do dia 15. A friagem, fenômeno característico da Amazônia Ocidental, costuma trazer dias mais frescos e noites frias, marcando a transição para o período menos chuvoso.