Menu

Ação

“Laudato Si”, a encíclica de Francisco, é uma demonstração rara de comprometimento com a vida. Um documento para ter como referência de cuidado com a “Casa Comum”. Para Francisco, o processo produtivo precisa priorizar o aspecto social e garantir a sustentabilidade ambiental.


Padre Pacífico

O fundador do Instituto Ecumênico Fé e Política, ex-padre Manoel Pacífico, está deixando o Acre. Nos anos 70, já como padre, atuou em Brasiléia e Rio Branco. Ajudou Dom Moacyr Grechi na criação das comunidades eclesiais de base. Pacífico deixou o sacerdócio em 1975, dois anos depois casou-se e hoje tem três filhos.


Procura-se

Talysson Duarte, acusado de ter provocado o grave acidente na Via Verde, em Rio Branco, com duas vítimas fatais, ainda não se apresentou às autoridades judiciárias. Como prestou socorro às vítimas, Duarte foi liberado, amparado pelo artigo 301 do Código de Trânsito Brasileiro. A pressão aumentou com o segundo óbito registrado domingo.


BR-364 é rota de skunk

A BR-364 no trecho acreano é rota de consumo do skunk. Em 2024, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 516 kg do composto químico que tem efeito dez vezes a mais do que a maconha comum. A coluna apurou com exclusividade que o skunk chega produzido para os consumidores acreanos. Feita em laboratório, a droga tem variedades de cânhamo cultivados no Egito, Afeganistão e Marrocos.



Ligadão!

De acordo com dados da PRF, em 2024 foram apreendidos 245 kg de maconha e 75 kg de cocaína. Uma novidade nesta rota é a comercialização de anfetaminas, drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central que o viciado usa para ficar “ligadão”.


Alerta

O feriado prolongado deu uma trégua nas articulações políticas. A semana mais curta não promete muitas movimentações. Atenção para o alerta feito pelo marqueteiro do governador, Wilson Rodrigues, sobre a economia e o preço dos alimentos, maior preocupação dos eleitores.


Integração

É relevante, porém, muito pouca a entrega de regularização fundiária como projeto do estado do Acre na COP 30. Para um estado que bate no peito e afirma ser referência em meio ambiente na Amazônia, espera-se muito mais.


Vai encarar essa?

Será que o Senador Marcio Bittar vai fazer o jejum de sete dias recomendado por Michele Bolsonaro, em reflexão e reza pela saúde do ex-presidente? “Convoquem seus líderes, familiares e amigos”, disse a ex-primeira-dama.



Silêncio absoluto

O coronel e deputado federal Ulysses, que tem esbravejado por conta da violência contra vigilantes na capital, faz silêncio absoluto com relação à PEC da Segurança. O projeto é uma das apostas do governo federal para ampliar a segurança do cidadão, que prevê, entre outras questões, uma maior integração entre a União e os entes federados e dar respaldo constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp).


Apagões

A regional do Calafate, precisamente o bairro Valdemar Maciel, tem convivido com apagões de energia nos últimos dias. Mesmo com a troca de um transformador, os picos continuam, principalmente, nos finais de semana revoltando os consumidores.


Revezamento

Não é mais novidade, mas, merece registro, o novo revezamento no abastecimento de água em Rio Branco devido aos eternos problemas nas estações ETA I e ETA II. Em qualquer gestão mais séria, os gestores já tinham sido substituídos em nome da eficácia no serviço que é essencial.


Agora, vai

Deve ser avaliado, agora em maio, no Senado, o PL do Safristas. A relatoria está com o senador Jaime Bagatolli (PL/RO). Resumindo: o indivíduo que recebe o Bolsa Família não deixará de receber o benefício porque foi empregado na safra de algum produto. É justo.


Complemento

Ser safrista é ter um emprego temporário. A contratação dura, no máximo, dois meses, dois meses e meio. E a remuneração dos safristas é baixa. Serve como complemento mesmo. O projeto de lei faz esse ajuste necessário.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress