O Sábado de Aleluia é um dia de preparação e expectativa pela ressurreição de Jesus Cristo, que acontece no Domingo de Páscoa. É um dia importante para os cristãos e marca o fim do luto e dor da Semana Santa
Alô, PRF!
Estranha a liberação do motorista que provocou acidente com vítima fatal na Via Verde. A Polícia Rodoviária Federal precisa esclarecer os fatos que causaram indignação pelas redes sociais. Enquadrado, um dos agentes que participou da ocorrência ficou sem jeito diante das câmeras.
Sal grosso!
Macabros os fatos envolvendo vigilantes neste mês de abril. Como dizem os mais antigos, nada que um bom banho de sal grosso com ervas para afastar os perigos!
A IA no processo Ifac
A ALICE, que faz avaliação por meio da inteligência artificial de licitações, descobriu que o IFAC pagaria a mais nas compras de 1.278 computadores e notebooks. Fica a dica para o pessoal da CL – Rio Branco que anda de porta em porta fazendo “diligências”.
Comprou pipoca!
Tá em casa de boa, não deixe de assistir Pedro Coelho. Um filme que foge aos ensinamentos virtuosos. A trama inclui mensagens sobre a defesa da natureza, a convivência entre opostos, o amor superando as dificuldades. Vale a pena uma boa pipoca com guaraná.
Palma para um amigo
Poucos receberam a convocação para a festa de 60 anos do empresário Beto Moreto, que acontece hoje. “É um encontro só para a diretoria”, diz ele ao desconversar sobre o churrasco e a cervejada que não será aberta aos seus muitos seguidores. O bom é que ele chega à terceira idade sem mudar nada: continua chato, estilo “seu Lunga”, flamenguista e reclamão. Mas é um bom amigo!
Clima manauense
O “Zero Um” embarcou na tarde de quarta-feira, 16, para a capital amazonense, onde passará a Páscoa em família, com o pai Eládio e a mãe, dona Linda. Em 2025, Cameli tem muitas horas de voo fora do estado.
Clima juruaense
A governadora em exercício, Mailza Assis, cumpre agenda neste sábado em Cruzeiro do Sul, onde tem fincado os pés ultimamente. Neste final de semana, ela passa a Páscoa com os filhos e o marido, Madson Cameli na famosa “República do Juruá”.
Somente no papel
349 + 1001= 3.350. Esse é o total de casas prometidas em quase cinco anos de gestão pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom. Quantas entregues? Nenhuma. Apenas um protótipo do programa Mil e Uma Dignidades foi construído para demonstração à imprensa.
A lista
Também não está disponível até os dias de hoje – embora o prefeito fale em priorizar famílias que moram em áreas de risco de alagação – o nome dos possíveis contemplados com as moradias, critérios utilizados para o cadastramento. E olha que o MPE abriu procedimento investigatório.
Por quê?
No anúncio que fez dos locais onde aconteceria a Feira do Peixe, a Prefeitura de Rio Branco incluiu o Mercado da Estação. Na sequência, o secretário de Agricultura disse que não montou estrutura lá para “não atrapalhar os feirantes”. Vai entender! Faltou avaliar melhor, antes de anunciar.
Receita pronta
Delegado Alcino Junior parece ter uma receita pronta para combater o crime organizado na Cidade do Povo. Só esqueceu de combinar com os Russos. Ele ainda não deu explicações de como andam os avanços das investigações sobre o desaparecimento da pequena Cristina Maria, de apenas três meses. Semana que vem completa um mês do sumiço.
Chama a Alice
A turma que não perdoa, sugere ao Enock, presidente do Saerb, que chame a Alice da Inteligência Artificial para ajudar a bater o martelo no pregão de insumos para o tratamento de água, processo que se arrasta desde o ano passado sem solução e com uma série de denúncias de irregularidades.
Um bom livro
Quer conhecer como os antigos crentes manifestavam sua fé na morte e ressurreição de Jesus? Seus cultos, observâncias religiosas e qual a importância para nós hoje. Leia Semana Santa, origens e significados, escrito por Justo Gonzales. A obra também inclui textos dos grandes pregadores e mestres do cristianismo antigo: Melitão de Sardes, Cirilo de Jerusalém, Agostinho de Hipona e Leão, o Grande.
Boi na linha
Alguma coisa está fora da ordem. Sobretudo da ordem cronológica. No início de abril, a China rejeitou todas as plantas frigoríficas apresentadas pelo Brasil que exportariam carne bovina. Na sequência, a China desabilita 395 frigoríficos norte-americanos. E esta semana o ministro Fávaro, após reunião dos pares do Brics, diz que o Brasil se apresenta como alternativa “com vontade e capacidade”.
Bastidor
Tem algum bastidor ainda não revelado. O próprio ministro havia alertado, quando da rejeição chinesa a todas as plantas frigoríficas brasileiras em abril, que tratava-se de uma “estratégia”. Uma estratégia da China, bem entendido.
Tempos difíceis
É questão de tempo: a China vai precisar da carne brasileira em maior escala. Essa é uma certeza. Com isso, o consumidor tupiniquim pode ficar tranquilo: o preço da carne terá tendência de alta.
Sinuca
Quem fica em uma sinuca de bico é Lula. Estimula a exportação, fortalece laços, abre mercados, mas internamente, corre risco de desgaste político com a possível alta do preço da carne.
Lula bem aí
Sabe aquele “bem aí” de seringueiro, em que se estica o beiço? Pois é, o presidente Lula estará na vizinha Porto Velho na próxima quinta-feira, 24. Nunca se viu um esforço tão grande por parte dos petistas acreanos, para o presidente esticar a agenda até a capital. Aliás, antigamente, Lula fazia pontes aéreas a partir do Acre. Como os tempos mudam.
Rota Rondon
Lula vem a Porto Velho assinar ordem de serviço para a ponte de Guajará-Mirim com a Bolívia. O projeto é a menina dos olhos do estado de Rondônia, que sonha com a consolidação de sua rota de integração ao Pacífico.