O senador Sérgio Petecão (PSD -foto), tirou da pauta do seu partido tomar uma posição sobre quem apoiará para o governo do estado na eleição de 2026, este ano. “Vou ouvir primeiro o que os candidatos a governador têm a dizer, seja o senador Alan Rick (UB) ou seja a vice-governadora Mailza Assis. Depois o partido decidirá, mas isso é lá para o próximo ano”, falou Petecão ontem ao BLOG. Assegurou ainda que, as prioridades partidárias para este ano são montar chapas fortes para a Câmara Federal e para a Assembléia Legislativa. “Governo a gente conversa em 2026, que aliás, não se sabe nem como estará na época o cenário político”, enfatizou.
ESSA É A NOSSA JUSTIÇA
A imprensa divulgou esta semana que a polícia prendeu treze pessoas que estavam aplicando o golpe do Pix em idosos. Sabe o que aconteceu com essa turma? Foram soltos na Audiência de Custódia. Essa é a nossa justiça.
FALTOU DIVULGAÇÃO
A polícia entrou com tudo na violenta Cidade do Povo, onde tinha sido decretado um toque de recolher. Esperava-se por parte da Comunicação do governo uma divulgação maciça para mostrar a força do estado, o que não foi feito.
DONO DA BOLA
Fracassou a manobra de tirar o secretário Ney Amorim do comando do PODEMOS, no estado. Na sua ida à Brasília teve a sua permanência garantida pela presidente Renata Abreu, com quem tem ótima relação política. Voltou fortalecido. Ney trabalha para eleger deputados federais na eleição de 2026. E ter chapa forte para estadual. Tem potencial para tornar o PODEMOS mais forte. E com boa chance dele se eleger deputado federal.
NÃO SEGUROU A PETECA
Esperava-se que o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira, acabasse ou reduzisse as viagens de vereadores para fazer “curso” fora do estado, que na verdade é uma forma de fazer turismo e curtir com dinheiro público. A porteira dos “cursos” já foi aberta pelo Joabe. Não trazem nada de positivo. Não segurou a pressão da mordomia.
CPI SEM NÚMERO
A oposição não tem número para apresentar a “CPI do Asfalta Rio Branco”, dependeria de assinaturas de descontentes da base do prefeito Bocalom. Não creio que consigam, mas o ato vale para marcar a posição de independência do grupo. Que, inclusive, está bem ativo.
NOMES CERTOS
Defendem a CPI os vereadores Eber Machado (MDB), Zé Lopes (Republicanos), Neném Almeida (MDB), Fábio Araújo (MDB) e André Kamai (PT). O número é insuficiente.
ALGO EM COMUM
O programa “Ruas do Povo” – executado no governo do PT – e o “Asfalta Rio Branco” do prefeito Bocalom, têm algo em comum: foram mal feitos, em ano eleitoral, apenas para conseguir os votos da periferia. Neste ponto, nem PT e nem a turma do Bocalom podem atirar a primeira pedra, porque seria o sujo falando do mal lavado. E a vida segue.
ESSE SANTO QUER REZA
O deputado Nicolau Júnior (PP), sempre foi um parlamentar de gabinete, nunca foi de cumprir agendas em bairros e municípios, como está cumprindo agora. Só um inocente útil que não conhece de política, acredita se tratar de um trabalho para a sua reeleição. Nicolau está, claramente, tentando se viabilizar, numa hipótese da candidata natural do seu grupo, a vice-governadora, Mailza Assis (PP), não apresentar potencial de popularidade.
NÃO É CONSPIRAÇÃO
Não se trata de nenhuma teoria da conspiração, mas de um fato real, essas repentinas pautas do deputado Nicolau Júnior (PP). Mas não esperem o Nicolau trombar com a Mailza, já disse que segue quem o governador Gladson Cameli apoiar. Nicolau só viria para o jogo num ponto fora da curva da candidatura da Mailza ao governo. Até lá não fará nenhum movimento contra. Mas que o deputado Nicolau Júnior (PP) sonha com uma candidatura ao governo, isso até a dona Maroca da Sobral sabe.
CONTINUA O SUPLÍCIO
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, não conseguiu acabar com o gargalo das filas da madrugada para conseguir consultas na rede municipal de Saúde. Mais um que entra no cargo com essa missão e fracassa. Santo Antônio continua careca. Mas ainda tem tempo de gestão para acabar com o problema.
NA SURDINA
O senador Alan Rick (UB) optou por trabalhar alianças políticas na surdina. Esta semana esteve reunido com os vereadores do MDB Eber Machado, Neném Almeida e Fábio Araújo. aliança para 2026, foi o prato do dia.
FALTA DE POVO
Os organizadores do movimento pela anistia dos que quebraram tudo no STF, gabinete da presidência, no Congresso, decidiram se reunir para protestar contra o STF entre quatro paredes, num buffet da cidade. Motivo: falta de povo. Vai ser mais um convescote entre a ala radical do bolsonarismo.
QUANDO MAIO VIER
O ex-senador Jorge Viana (PT) só vai começar a articulação política da sua candidatura ao Senado, no próximo mês. E que até lá, ele terá reduzido os seus compromissos na direção da APEX.
SATISFEITO
O PCdoB se dará por satisfeito se conseguir reeleger o deputado Edvaldo Magalhães no próximo ano. O partido não tem cacife para ir além.
BOIS DE PIRANHA
O presidente do Republicanos, deputado federal Roberto Duarte, faz um movimento para atrair candidatos para a sua chapa de federal, com o objetivo de formar legenda que garanta a sua reeleição. Seu partido não tem quadro para montar uma chapa, tem que ir buscar novos nomes.
MUITO CLARO
Parece muito claro no MDB, que ao partido interessa uma chapa com Alan Rick (UB) para governador e a Jéssica Sales (MDB) de vice-governadora. Foca na dobradinha.
FRASE MARCANTE
“Se estão dando, pegue. Se vierem buscar, corra”. Ditado russo.