Menu

Médico 24 Horas: psiquiatra ensina a diferenciar tristeza de depressão e fala quando buscar ajuda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O médico e apresentador Fabrício Lemos entrevistou no programa Médico 24 Horas exibido pelas redes sociais e no site ac24horas.com nesta segunda-feira (3), o médico psiquiatra José Rosa Paulino, conhecido popularmente como Dr. Paulino, que falou sobre a depressão e a ansiedade como os sofrimentos mais comuns do paciente psiquiátrico.


De acordo com Paulino, depressão e tristeza são formas de sofrimento diferentes, e é de suma importância que as pessoas saibam compreender suas dificuldades para então procurar atendimento. “A tristeza é passageira, a pessoa e logo se recupera, não demora mais do que quinze a trinta dias e não há repercussão na sua atividade do dia a dia. Já a depressão é prolongada e vem com outros sintomas, como perda de prazer pelas coisas da vida, ideias de que a vida já não vale mais a pena. O psiquiatra não trata a tristeza, mas trata a depressão”, explicou.


Já a ansiedade, diz Paulino, é uma das experiências mais difíceis de controlar, principalmente com um cotidiano que pede pressa e já é composto por etapas ansiogênicas. “No meio que nós vivemos, na vida corrida, nas pressões que a gente tem no dia a dia, é talvez seja um dos sintomas mais difíceis de controlar. Você chega num semáforo, demora muitos minutos, isso aumenta já aumenta sua ansiedade. A prevenção disso é muito difícil e depende de um equilíbrio na vida, de trabalho, de relacionamento, de família, então é uma questão bem complicada”, apontou.

Anúncio


O profissional explica que as pessoas devem buscar tratamento médico quando se verem numa situação de dificuldade de gerenciar sua rotina e administrar seus pensamentos. “Quando você sente que por conta dos sintomas está com dificuldade de gerenciar sua vida, está na hora de procurar um psiquiatra”, finalizou.


A entrevista com o Dr. José Rosa Paulino aborda também as diferenças entre o TDAH em crianças e adultos, vícios em medicamentos de uso controlado, e a relação entre o abuso de drogas e as psicoses.


Assista ao programa na íntegra:


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress