Menu

Na mídia

Sábado, o rio Acre na tampa, risco de dengue 3, mas, o debate que viralizou foi sobre Nepotismo. A disputa agora é de quem mais nomeou parentes no executivo. E olha que ninguém se arrisca a fazer uma lista cruzada de nomeações entre os poderes, há indícios de apadrinhamentos em via de mão dupla.


Enredo de carnaval

Em outros tempos em que tínhamos carnaval de rua com desfile de blocos e escolas de samba, era bem capaz desse tema, nepotismo, ter virado enredo.


Dengue tipo 3

E para quem pensa que o pior já aconteceu, se prepare. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu alerta sobre o risco elevado de surtos de dengue tipo 3 nas Américas. O Brasil está inserido no pedido de reforço na vigilância, diagnóstico precoce e gestão clínica.


Perigo

De acordo a Opas, o risco de formas graves da doença ocorre com o ressurgimento da dengue tipo 3, já que a imunidade contra um sorotipo oferece proteção vitalícia apenas contra esse sorotipo específico. Por isso nunca é tarde para alertar: vacine-se, mesmo que já tenha tomado uma ou mais dose do imunizante.


Mudanças climáticas

O Rio Acre, em 2015, neste mesmo período, marcava apenas 6m, hoje ultrapassou os 11m e como previu Davi Friale, se aproxima da cota de alerta (13,50m). Já choveu 39,1% do previsto para todo o mês de fevereiro (298,9mm).


Nepo baby

João Paulo Bittar é um exemplo de “nepotism baby”. Contou com ajuda do pai, senador Bittar, para chegar à presidência da Funtac. E não se trata de nenhum insulto chamá-lo assim. A sociedade adora rotular tudo. No caso da política, a expressão destaca a continuidade de dinastias familiares e a crítica à desigualdade de oportunidades.



Maratonista

A vice-governadora Mailza Assis, que com apoio do Movimento Mulher promoveu caminhada no Ipê e participou de uma corrida de 10k no Calafate, participa, neste sábado, da Corrida do Iapen. Tá se tornando uma verdadeira maratonista.


Sem abono

A educação municipal continuará sendo pauta negativa à gestão Bocalom. Trabalhadores cobram o depósito do abono Pis/Pasep dos anos 2023 e 2024. Os servidores de apoio às escolas estão como inativos. Pepino para o setor de recursos humanos resolver.


Na cartola

A Associação dos Municípios do Acre (Amac) ainda não tornou público o contrato dos municípios para construção consorciada dos aterros sanitários. O investimento de R$ 15 milhões é do Ministério da Integração. Alguém precisa avisar o prefeito Bocalom que existem prazos urgentes para serem cumpridos.


Uma coisa é uma coisa…

Senador Alan Rick, calculadamente, misturou os assuntos: uma coisa é Bocalom, na condição de presidente da Amac, não assinar o contrato com a empresa que vai fazer as obras dos aterros sanitários nos municípios do Acre. É verdade que há prazos; é verdade que não assinar compromete a gestão dos prefeitos. Mas outra coisa é relacionar isso com a outra intenção do senador: privatizar (ou retoricamente: “fazer concessão”) o sistema de água e saneamento da Capital.


Sandálias da humildades

Será que a classe política de Rio Branco, incluindo o senador Alan Rick, vai querer colocar mais esse peso no castigado bolso do morador da Capital sem ouvir o cidadão? Não vale ouvir as representações de classe patronais: Fieac, Fecomércio, Acisa. Tem de ouvir quem representa o povo.



Luto no PP

O Partido Progressista está de luto. Perdeu de forma trágica uma das figuras mais folclóricas: o conhecido Roberto Carlos do Palheiral. O apelido foi pelas animações que José Francisco Martins Teles (seu nome de batismo) fazia nos comícios do partido.


Espaço do leitor

MENSAGEM – Enquanto vários apoiadores reclamam da falta de espaço para montar equipe para gestão de um município do interior, um motorista e um possível romance são nomeados com salários acima de cargo de chefia.
Um detalhe interessante é que o prefeito reeleito parece não mandar em quase nada. Apenas os “todos poderosos” secretários da gestão anterior continuam mandando e desmandando, sendo que, ao invés desses somarem votos na campanha, não angariaram nada, apenas a antipatia do eleitor, que deixou seu recado nas urnas, com a apertadíssima vitória.
Abre o olho, prefeito!
Marcelo Augosto <leitorpedindoespaco@gmail.com>


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress