Menu

MPAC recomenda ao Imac ampliação de transparência ambiental

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Acre (MPAC) recomendou nesta quarta-feira, 5, ao Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) a adoção de providências para adequar integralmente o portal de transparência da autarquia às exigências do artigo 4º da Lei Federal nº 10.650/2003. A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Manuela Canuto de Santana Farhat, estabelece um prazo de 30 dias para cumprimento das medidas.

Entre as exigências, o MPAC cobra a implementação de campos específicos para pedidos e registros de licenciamentos, renovações e supressão de vegetação, além de concessões, com foco nos municípios de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Também solicita a publicação de informações sobre autos de infração ambiental, penalidades aplicadas, termos de ajustamento de conduta e reincidências em irregularidades.

Anúncio

A recomendação determina ainda a obrigatoriedade de registro da apresentação de estudos de impacto ambiental, bem como suas aprovações ou rejeições, nos municípios mencionados. O MPAC exige que todas essas informações sejam disponibilizadas no portal do Imac em até 30 dias após a publicação dos atos administrativos, sob pena de responsabilização.

Além disso, o órgão orienta a criação de um repositório digital detalhado contendo informações sobre licenciamentos ambientais, supressão de vegetação, infrações ambientais, termos de ajustamento de conduta, reincidências e recursos administrativos. O documento estabelece que os dados devem ser divulgados em formatos abertos e interoperáveis, compatíveis com leitores de acessibilidade e dispositivos móveis, e com mecanismos de busca avançada.

A recomendação também exige a publicação das informações no Diário Oficial do Estado, no site oficial do Imac e em plataformas de transparência estaduais. Para garantir a eficácia das medidas, o MPAC sugere a designação de um servidor responsável pelo gerenciamento do repositório, além da capacitação técnica da equipe que alimentará o sistema e a elaboração de relatórios semestrais sobre transparência.

O MPAC fixou o prazo de 30 dias para que o Imac informe o cumprimento da recomendação ou apresente justificativas para o não atendimento. O órgão alerta que a omissão poderá resultar na adoção de medidas administrativas e ações judiciais contra o instituto, além da caracterização da ciência da ilicitude por parte dos responsáveis.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.