Menu

Edvaldo propõe PDL para anular videoaula e Jarude decidirá futuro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e o Emerson Jarude (Novo) foram entrevistados no Boa Conversa – Direto da Aleac, nesta quarta-feira, 5, no salão nobre da Assembleia Legislativa e falaram sobre o inicio do trabalhos na casa em 2025.

Magalhães apresentou nesta quarta-feira, 5, um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que visa anular a exigência de videoaula como método de avaliação da prova prática no concurso da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A proposta será analisada pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Anúncio

O parlamentar argumentou que a exigência da videoaula, prevista no edital nº 003 SEAD/SEE, publicado em outubro de 2024, é excludente para candidatos que enfrentam dificuldades no acesso à internet e recursos tecnológicos.

Na justificativa, o deputado também apontou problemas técnicos relacionados ao envio dos vídeos por plataformas digitais, como o YouTube, que poderiam comprometer a segurança dos dados dos candidatos. Como alternativa, ele sugere que a prova prática seja substituída por bancas examinadoras presenciais em uma nova fase do concurso.

“Nós estamos apresentando um PDL porque um apelo feito pela política não foi acolhido pela SEE e nem pelo Governo. Esse assunto é unanimidade, pois há um consenso de que o critério da videoaula prejudica aqueles que pretendem fazer o concurso da Educação, que tem sido marcado por lambanças. O certame teve que ser anulado porque a banca foi incapaz de contar quantas cadeiras havia na sala. A videoaula abre brechas para fraudes no concurso, além de estabelecer discriminação entre quem tem uma boa internet e um bom aparelho e quem não tem. Se a pessoa não tem um estúdio, já é discriminada”, afirmou.

Edvaldo afirmou que a sustação da videoaula não vai apresentar alteração no cronograma do concurso público. A proposta se baseia no artigo 44, inciso XIV, da Constituição Estadual, que permite à Assembleia sustar atos normativos considerados ilegais ou que extrapolem os limites da delegação legislativa.

“Você mantém o cronograma, susta a videoaula e acrescenta mais uma data para que os classificados na prova objetiva possam fazer a aula presencial, resolvendo o problema. Você não terá atraso, mas garantirá segurança para que todos os candidatos que têm capacidade e que, objetivamente, conseguiram a nota possam participar da aula presencial, sem essa cláusula draconiana que permite fraudes”, apontou Edvaldo.
O projeto agora segue para análise dos deputados da Aleac, que irão decidir se a exigência da videoaula será retirada do concurso.
Já o deputado estadual Emerson Jarude (Novo) afirmou em entrevista na manhã desta quarta-feira, 5, ao ac24horas Play que o partido está em processo de consolidação no Acre e pretende ampliar sua atuação no interior do estado.

O parlamentar destacou que a legenda, que chegou há pouco mais de um ano e meio ao estado, trabalha para estruturar chapas competitivas para as eleições de 2026 e fortalecer sua presença no cenário político.

“O partido Novo é recém-chegado ao Acre, tem pouco mais de um ano e meio, estamos fazendo essa construção e, sem dúvidas, vamos levar o partido para o interior. Inclusive, temos uma pré-candidata ao Senado, Mara Rocha, que quero mandar um abraço. Vamos fazer a filiação dela, e ela é uma das joias para 2026. Sem dúvida, o Novo vai trabalhar nas chapas de federal e estadual, e eu estou aqui para ajudar o partido”, declarou Jarude.

O deputado pontuou que a definição de candidaturas ocorrerá no momento oportuno, ressaltando que o foco, neste momento, é fortalecer a sigla e ampliar seu alcance nos municípios. “Acima de tudo, a gente vai procurar estabelecer o partido em outros municípios, e eu estou aqui para ajudar. A candidatura a gente decide em 2026”, afirmou.

Sobre uma possível candidatura ao Governo, Jarude disse que todas as possibilidades estão abertas e que sua decisão dependerá da demanda popular. “Estou à disposição do Novo, vamos ouvir as pessoas, e eu acredito que isso tem que ser um desejo que vem das ruas para a gente tomar a decisão mais assertiva”, concluiu.

Assista ao Boa Conversa Edição Aleac:

video
play-sharp-fill

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.