Menu

Saúde do Acre adota medidas para prevenir a febre Oropouche

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) e a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) devem implementar nas próximas semanas ações de prevenção e tratamento voltadas à Febre do Oropouche. A decisão acontece após a emissão de orientação conjunta do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) aos órgãos. As instituições de saúde se preparam para criar protocolos específicos para abordar a prevenção e o manejo dos casos registrados no estado.

Em resposta ao MPF, a Sesacre destacou que as iniciativas contemplarão cuidados específicos para o período pré-natal e neonatal, em conformidade com as recomendações dos Ministérios Públicos. Além disso, está prevista a capacitação de profissionais de saúde para assegurar registros adequados, encaminhamentos e o acompanhamento de pacientes diagnosticados com a febre oropouche, com foco também no acolhimento de gestantes e familiares de pessoas afetadas.

Anúncio

As secretarias também seguirão a Nota Técnica 135/2024, emitida pelo Ministério da Saúde, que orienta sobre a notificação e investigação de casos suspeitos, especialmente envolvendo gestantes, anomalias congênitas e óbitos fetais.

Desde 2023, o MPF monitora as ações do poder público no Acre relacionadas à febre oropouche. O aumento expressivo de casos no estado – 620% entre 2023 e 2024 – acendeu um alerta para a gravidade da situação.

A febre oropouche é uma arbovirose cujos sintomas podem se assemelhar a doenças como dengue, zika e chikungunya. O vírus OROV, responsável pela enfermidade, é transmitido principalmente pelo inseto Culicoides paraensis, popularmente conhecido como maruim. Até o momento, não há vacina ou tratamento específico disponível.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.