Xapuri se prepara para mais uma festa de São Sebastião. A nova administração precisa ter mais atenção com o santo padroeiro. O evento pode até não ter a mesma grandiosidade de antes, mas o “Bastião” ainda tem muitos devotos e é uma data importante para a fé e para a economia da cidade.
Pagando o preço
Falando em igreja, o novo padre de Xapuri tem encontrado resistência entre os fiéis xapurienses. É que o anterior, Padre Antônio, era muito querido na comunidade e só foi transferido pelo Bispo porque foi candidato a vice-prefeito.
Cadê a fiscalização?
Os ônibus que fazem o transporte interestadual com saída do Acre são de péssima qualidade. Grupo de acreanos que saiu de Rio Branco para Cacoal gastou 22 horas para chegar ao destino. Foi tanta quebradeira no percurso que os turistas tiveram de andar em cinco ônibus.
Batendo a biela
Enquanto isso, para Cruzeiro do Sul, a situação é ainda mais caótica. Quem embarca, só ora para chegar até o Juruá sem o veículo “bater a biela”. E não tem a desculpa da estrada ruim. O trecho entre a capital e Cruzeiro melhorou muito. Agora, uma pergunta: o que a Ageac faz?
Foi justo
Foi mais do que justo o prefeito Tião Bocalom transformar a assessoria de comunicação numa secretaria especial. Com essa decisão, o prefeito mostra que valoriza o jornalista Ailton Oliveira, que sempre esteve ao seu lado.
Burro
Sindicato dos Trabalhadores Extrativistas e Assemelhados divulgando vídeo do Km 45 da Transacreana. Situação é grave. Só burro consegue transitar com mantimentos dos agricultores. Não é nenhuma área isolada. Cenário é injustificável.
Café
A coluna já havia alertado o leitor e a pesquisa Fecomércio sobre Cesta Básica com 15 produtos atesta a tendência de aumento no preço. O café elevou 41,35%. A sondagem em supermercados locais foi feita entre outubro e janeiro.
Qual alerta?
Qual foi o alerta feito pela coluna há tempos? O acreano, em breve, vai perceber que o preço do café vai ficar sujeito à fatores de composição de preços semelhantes ao que existem hoje com a carne. Produzimos no nosso “quintal” e, no entanto, não ditamos o preço. E não há nada de errado. É assim mesmo. Para quem quer fazer parte da ciranda do mercado de commodities, a dança é essa.
Amigos
No limite, um produtor que ficar bravo com esses fatores de composição do preço pode mandar tudo às favas, mandar colher, mandar torrar, moer, fazer a mistura (blend) e colocar o café na xícara para tomar com os amigos na varanda. Fazer parte do famoso “mercado” não é brincadeira.
Na mira do TCU
Os municípios acreanos que receberam emendas pix estão na mira do Tribunal de Contas da União. Por determinações do Ministro Flávio Dino (STF) eles deverão prestar contas da aplicação dos recursos e do plano de gestão. Ao todo são 109 milhões em transferências pix para os municípios acreanos.
Muita grana
Desse montante (109 milhões), 10% foi destinado pela deputada federal Meire Serafim para o município de Sena Madureira. O ex-prefeito Mazinho recebeu R$ 12 milhões de emendas pix somente da esposa. No total, foram transferidos 22,2 milhões para o município em 2024.
Dinheiro público
A destinação de R$ 2 milhões para a construção de um ginásio em Rio Branco, pelo senador Petecão, mostra como as emendas parlamentares são destinadas sem nenhum planejamento. Sobram espaços esportivos inutilizados na capital.
Graves denúncias
Mais um dirigente ligado a Colônia Cinco Mil, fundada pelo padrinho Sebastião Mota, o Maurílio José, é acusado de pedofilia a o tráfico internacional de mulheres. A professora Maria Isabel abriu o verbo e fez denúncias gravíssimas, inclusive de negligência da Polícia Civil na apuração de outras denúncias envolvendo questões trabalhistas na produção de ayahuasca em larga escala.
Daime gel
A exportação da Ayahuasca em forma de gel para a Europa é outro agravante. O produto sai do Acre sem nenhuma fiscalização. Há tempos se denuncia esse comércio com o chá que descumpre leis de manejo e altera regras originais praticadas pelas comunidades tradicionais.
Fé abalada
Pastores entrando na porrada é mesmo o fim dos tempos. O caso ocorreu em Rio Branco e envolveu as famílias dos irmãos de sangue e de fé: Emilson e Evanildo. O motivo central seria a passagem da família de Evanildo pelo terreno de Emilson para acessar sua casa. “Queima Jesus”.