Para as mulheres, seja no campo político ou em outra área, sempre a barreira para crescer é maior do que a para os homens. Quero destacar como exemplo para a nova geração, o papel de três mulheres no estado. Iolanda Lima, a primeira mulher a ser governadora no Acre; e que cumpriu o seu mandato com energia, sem ter uma nódoa ao longo da sua trajetória como vereadora, deputada estadual, prefeita da capital e governadora. Entrou de mãos limpas e saiu de mãos limpas. Marina Silva, vereadora, senadora, deputada federal, hoje ministra pela segunda vez do governo do Lula; e que tem o nome respeitado e projetado mundialmente, pela sua defesa do meio-ambiente. E ainda a ex-senadora Laélia Alcântara, médica com larga folha de serviços prestados ao estado no campo da medicina; e que acabou sendo a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no Senado da República, virando destaque nacional. Faço o registro para pontuar que, lugar de mulher é onde ela quiser estar. Inclusive, na política.
VAI QUE É TUA, BOCA!
O secretário da SEGOV, Luiz Calixto, foi curto e grosso, quando foi cobrada uma ação do governo, para o problema dos acampados na ALEAC: “Esse problema é da prefeitura”. Traduzindo para o popular: -Vai que é tua, Boca!
LOTADO DE POLÍTICOS
Fosse na época da eleição o hall da ALEAC estaria lotado de candidatos e a situação já estaria resolvida. Passou a eleição, acabou o sacolão, a compra de votos, e quem quiser que se lixe.
MOTOSSERRA VETADA
Tinha cantado no BLOG que o projeto aprovado na ALEAC que abre a porteira das facilidades para a turma que gosta de desmatar sem controle ambiental, não ficaria barato, e seria alvo de contestação judicial. Essa ação da PGR contra a anomalia ambiental, só veio comprovar o publicado. A Lei será derrubada.
NEM ENTRE
Tenho visto pessoas sem mandato se balançando para serem candidatas a deputado federal em 2026. Se não tiverem dinheiro para comprar votos, nem entrem que vão para a balsa. Cada deputado federal não terá menos de 4 milhões do Fundo Eleitoral de suas siglas para bancar as suas reeleições. Este é o jogo.
NÃO É CASA DA MÃE JOANA
O ministro do STF, Flávio Dino, está exigindo do Legislativo e seus parlamentares, que no caso da aplicação das emendas parlamentares, sejam transparentes para que possam ser fiscalizados, ou seja: nada mais que cumpram a lei. O Parlamento não tem que estar com choro falso de perseguição. Os recursos das emendas são públicos.
NO FIM VIRA FESTA
Não comove o lamento de deputados que querem participar, com emendas ao orçamento estadual. Puro agapito. Algum ou outro faz beicinho e o projeto deverá ser aprovado dentro do script do Palácio Rio Branco. Sempre foi e será assim. É o velho adágio: Quem come do meu pirão, prova do meu cinturão. O fim deste filme é conhecido.
COMENTÁRIO DE ALIADO
“O maior problema da vice-governadora Mailza é não ter um coordenador político com a autoridade de lhe dizer que, eleição de governo não se ganha trancado entre quatro paredes cercado de bajuladores religiosos”. O comentário ouvi ontem de um deputado simpático à sua candidatura para o governo em 2026.
PP GULOSO
A gula do PP é insaciável. Já tem a secretaria municipal de Educação, o vice-prefeito, e ainda quer a Saúde? Caso o Bocalom leve o mandato até o fim, o vice-prefeito Alysson Bestene (PP), terá o mesmo caminho da vice-prefeita Marfisa Petecão (PSD): vai virar um zero à esquerda, sem força, só enfeite. Bocado comido, bocado esquecido. Assim é política, ora, pois!
SEM CHANCE
Pelo que tenho escutado de frequentadores da fila do gargarejo do prefeito Bocalom, o vereador Samir Bestene (PP), esqueça ter o apoio da máquina da prefeitura para sua candidatura a presidente da Câmara Municipal de Rio Branco. Ponto final!
DIVULGOU BEM
Passo longe da sede da SECOM do governo. Nunca conversei com a secretária Nayara Lessa. Nem pretendo. Não me apetece o jornalismo oficial. Mas não posso deixar de reconhecer que a secretária faz um bom trabalho de divulgação dos atos do governo do Gladson. Não brigo com a realidade.
FIM DA IMORALIDADE
No governo do PT foi feito o tombamento da sede do clube Rio Branco, sem nenhum embasamento histórico. Não colocaram um tijolo na sede, que se encontra abandonada no centro da cidade. E tirando renda do clube, que luta para se manter ativo no futebol profissional. O governador Gladson podia mandar reverter essa imoralidade praticada pelo governo anterior contra o clube. Que goste do seu Flamengo, mas que goste um pouquinho, também, do tradicional Rio Branco Futebol Clube.
COMAM SEU ANGU
O MDB está dividido entre os que querem o Marcus Alexandre candidato a deputado federal e a deputado estadual. Quem fez o angu com caroço, que coma sem reclamar.
NÃO SE CHEIRAM
Política é política, muda como as nuvens – alguém já disse isso. Mas a tendência natural do senador Sérgio Petecão (PSD), é apoiar a candidatura da vice-governadora Mailza para o governo em 2026. Petecão e o senador Alan Rick (UB) não se cheiram.
FORA DO PLANOS
Conversei ontem com um dos assessores do senador Sérgio Petecão (PSD), e no meio do papo fez a revelação: “Não será destinado um centavo de emendas para o prefeito Bocalom, pois, liberar é o mesmo que dar estrutura para a candidatura do Márcio Bittar”. Como foi um papo informal, não cito o nome do santo.
SABE FAZER
Uma vantagem do senador Alan Rick (UB), na sua trilha para disputar o governo em 2026; é que faz e sabe fazer política com a sua atuação parlamentar. Ninguém da bancada federal vende peixe político melhor que ele. Sabe divulgar seu mandato e ocupar espaço na mídia. Por isso, é um candidato perigoso.
TÚNEL ESCURO
O PSB pode chegar na eleição de 2026 sem uma luz no fim do túnel. Não elegeu um vereador na capital. Perdeu feio para prefeitura; e vai perder o seu único deputado estadual, Adailton Cruz, que já anunciou que deixará o partido.
FOI DESTAQUE
A primeira gestão do prefeito Tião Bocalom, não foi essa Coca-Cola que tanto cantou em prosa e verso na campanha. A Produzir para Empregar, não produziu um quilo de arroz. Mas pode se destacar a ação do ex-secretário municipal Joabe Lira, que sempre manteve a cidade e os logradouros públicos limpos, como nunca tinha acontecido na capital.
VOZ ÚNICA
O PCdoB sempre teve a militância mais aguerrida da ex-Frente Popular do Acre. Representantes na ALEAC e Câmara Federal. Hoje, murchou, e se encontra limitado à voz única do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB). Que ganhou a última eleição na bacia das almas.
FALANDO DE FLORES
A ornamentação natalina da prefeitura de Rio Branco ficou muito bonita. Nada contra. Não importa a cor da roupa do Papai Noel. Faço o comentário para não dizerem que não falei de flores.
AJUDA ZERO
A deputada federal Meire Serafim (UB) está centrando as suas emendas parlamentares na prefeitura da capital e DERACRE; o que indica que não deve destinar nada para o próximo prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz, adversário político do seu grupo.
QUEIMOU TUDO
Flamenguistas queimaram os seus secadores e o Fluminense continua na Série A do campeonato brasileiro. Chupa essa, Urubu!
FRASE MARCANTE
“De mordomia, só não gosta quem nunca usufruiu”. Do saudoso deputado Hermelindo Brasileiro (PDS), rebatendo na tribuna, críticas da oposição contra o aumento salarial dos parlamentares na ALEAC.