Menu

Pesquisar
Close this search box.

HIV, Sífilis e Hepatites têm ocorrência até 90% maior em municípios do Baixo Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

HIV, Sífilis e Hepatites têm ocorrência até 90% maior em municípios do Baixo Acre, diz SESACRE


A Secretaria de Estado de Saúde do Acre divulgou boletim epidemiológico do 1° e 2° quadrimestre de 2024 sobre infecções sexualmente transmissíveis, que mostra a região do Baixo Acre com número até 90% maior que as demais regionais do estado.


Para facilitar a compreensão do leitor, a reportagem descreve os municípios que compõem cada regional. Na região do Alto Acre estão Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri. Na regional do Baixo Acre estão Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco. Na regional do Purus estão Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira. Na regional do Juruá estão Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves. Na regional de Tarauacá/Envira estão Feijó, Jordão e Tarauacá.

Anúncio


Comparando as regionais de saúde, o número de casos notificados de HIV em adultos nos dois primeiros quadrimestres de 2024, foi maior na Região de Saúde do Baixo Acre, correspondendo a 221 casos de HIV em adultos (90,57%), e com o menor número de casos a Região de Saúde do Alto Acre com 11 casos notificados (4,51%). Nas regionais do Juruá e Tarauacá/Envira, foram 12 notificações (4,92%).



A situação crítica na regional do Baixo Acre pode também ser observada em análise histórica dos últimos 3 anos. A região é a única em que os casos notificados de HIV aumentaram, enquanto nas demais regiões as notificações baixaram ou apresentam estabilidade.



Sífilis


Na análise dos dados sobre a sífilis, a frequência relativa dos casos notificados da doença adquirida nos dois primeiros quadrimestres de 2024 foi maior na Região de Saúde do Baixo Acre (77,63%), seguido da Região de Saúde Juruá Tarauacá/Envira (11,51%) e a Região de Saúde do Alto Acre com a menor frequência (10,86%) dos casos notificados.


No caso da notificação da sífilis em gestantes, o número também é mais expressivo no Baixo Acre, com 221 notificações, enquanto na regional do Alto Acre o número foi de 28 notificações e nas regionais do Juruá e Tarauacá/Envira foram notificados 81 casos.


Hepatites virais B e C


Segundo o boletim da SESACRE, nos dois primeiros quadrimestres de 2024, foram notificados 234 casos de Hepatite B e 133 casos de Hepatite C no Estado do Acre. Neste período, os 22 municípios do Acre registraram notificação de Hepatite B, sendo, 140 casos (79,83%) na Região de Saúde do Baixo Acre, 70 casos (29,81%) Região de Saúde do Juruá Tarauacá/Envira e 24 casos (10,26%) na Região de Saúde do Alto Acre.


Entre os municípios, Rio Branco apresenta a maior frequência de casos notificados, correspondendo a 38,46% dos casos totais de Hepatite B nos dois primeiros quadrimestres de 2024, e os que apresentam menor frequência de casos foram Manoel Urbano, Mâncio Lima, e Santa Rosa do Purus (0,43% cada).


Nos dois primeiros quadrimestres de 2024, em relação à hepatite C, somente 14 municípios registraram notificação de casos, sendo 119 casos (89,47%) na Região de Saúde do Baixo Acre, 9 casos (6,77%) na Região de Saúde Juruá Tarauacá/Envira e 28 casos (3,76%) registrados na Região de Saúde do Alto Acre, Rio Branco novamente apresenta a maior frequência de casos notificados correspondendo a 77,44%, e os municípios com menor frequência são Bujari, Jordão e Porto Walter com 0,75% dos casos totais nesses meses de 2024.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido