A semana política promete. Os debates sobre o aumento de IPVA devem esquentar confrontos entre situação e oposição. Um olho no Acre e outro em Brasília, onde começa a tramitação do projeto que regulamenta as Emendas PIX e, ainda, o anúncio de cortes no OGU pelo presidente Lula.
Isenção
Apelo do deputado Eduardo Ribeiro (PSD) pela isenção de ICMS beneficiando produtores de café poderia receber prioridade do Gabinete Civil. Sem ações estruturantes da Seagri, o mais ágil e com forte impacto que se poderia pensar é a isenção.
Estrada velha
Estrada velha de Porto Acre (que hoje passa atrás do Hospital Santa Juliana) é palco de constantes acidentes na passagem pela ponte do Igarapé São Francisco. O presidente da Associação de Moradores das Placas já “cansou” de solicitar a instalação de uma estrutura de proteção, mas a Prefeitura de Rio Branco se omite.
Tem açúcar, Sula?
A presidente do Deracre, Sula Ximenes segue à risca a determinação do Palácio Rio Branco de divulgar até conserto de calçada. O que ela não explicou ainda é o porquê de tanta demora na obra de implantação de ‘guard rail’ entre o Sest-Senat e o Araújo Mix, na Vila Acre. Parece que tem açúcar.
Exemplos
Parabéns para Carlos Estevão, 57 anos, e para Andréa Martini, ambos professores e pós-doutores da Ufac, que no último domingo (3) fizeram o Enem. Carlos disse em suas redes sociais que fará o Enem para medicina, tentando realizar o sonho de sua mãe. Já a professora Andréa, do Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, fez para música e quer aprender para ministrar aulas aos mais jovens. Que os dois sirvam de exemplo e incentivo para a juventude sobre o valor da educação.
Sentaram em cima
Parte significativa da audiência pública que tratou sobre o PCCR dos servidores do Instituto Socioeducativo do Acre na Assembleia Legislativa tratou de uma PEC em que os deputados da base e oposição engavetaram. A ideia era remanejar o ISE da pasta da segurança para Assistência Social, o que não agradou os quase 400 servidores da autarquia.
Faixa de Gaza tupiniquim
O apelido foi dado pelo redator desta coluna ao município de Sena Madureira, tida como a nossa “Faixa de Gaza”, no período eleitoral, mas, pelo menos por enquanto, parece que foi pacificada. Após as eleições, quem ganhou, comemorou, quem perdeu reconheceu a derrota e vida segue pelas bandas do Iaco. Agora que é estranho ver as postagens de Mazinho em redes sociais sugerindo a figura de alguém realizado, livre, leve e solto, é. Depoimentos de populares afirmam que ele é “único”. Há quem veja tal postura como Black Friday Eleitoral.
Faltou madeira
A agenda do prefeito Tião Bocalom na Agrocortex, em Manuel Urbano, essa semana, deixou claro que o projeto 1001 Dignidades [construção de casa própria em tradução livre], nunca esteve pronto para ser executado. O prefeito foi atrás de madeira. Além da matéria-prima, cá pra nós, a falta de transparência na execução desta ação torna essa promessa a cada dia em um grande engodo. A Fátima Adelaide que lute!
Que Deus abençoe
Duas ausências de vereadores nos últimos dias sobre as discussões em torno da eleição da nova Mesa Diretora. João Paulo Silva, que perdeu o pai na semana passada, e Felipe Tchê, que acompanha a esposa em tratamento de câncer em São Paulo. Aos dois, esta coluna deseja boas vibrações. Ao João Paulo, que Deus o conforte neste difícil momento, e que a esposa de Tchê se recupere o mais rápido possível.
Curiosidade
A Mata Atlântica abriga o segundo menor vertebrado do mundo. O sapo-pulga adulto tem 6,95 milímetros. Os sapos-pulga ou rãs-pulga, como são conhecidas algumas espécies do gênero Brachycephalus, podem se acomodar em uma unha de uma pessoa adulta.
Fábula
A História do Brasil mostra (de forma bem clara, quase óbvia) que anistiar golpista não é saudável. É similar à fábula do Escorpião que pede ajuda para atravessar o rio.
Aja Sushi!
A Associação Nippo-Brasileira do Acre comemora os 116 anos de colonização com um dado interessante. Os acreanos gastaram, em média, R$ 116,79 somente com a compra de comida japonesa nos nove primeiros meses deste ano. Os dados foram mostrados em alusão ao dia internacional do sushi, 1/11. A pesquisa é da plataforma Ticket.
Benefício
O que o secretário de esportes e lazer do estado, ex-deputado Ney Amorim ainda não conseguiu esclarecer, são os reais benefícios que a vinda do Sub-20 do Flamengo irá trazer para o esporte acreano. Incentivo à prática do esporte? E a renda do jogo vai ajudar qual escolinha de futebol acreana?