Menu

Patrimônio em risco

Em Xapuri, depois de arrombarem um dos prédios que compõem o entorno da Casa de Chico Mendes, o Memorial do Seringueiro, de onde furtaram réplicas de antigas espingardas, alguém ateou fogo na vegetação adjacente às seringueiras plantadas na entrada da cidade, local que se tornou atração para os turistas e os “nativos” que tornaram o lugar um “point” de fotografias. É preciso que as autoridades deem uma resposta para essas situações.


Começou o jogo
Tudo indica que as condenações de ex-gestores públicos no Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC) vão ser expedientes comuns para a tentativa de tirar adversários da briga nestas eleições. As ações de impugnação começaram por Leila Galvão (MDB), em Brasiléia, e chegaram a Rodrigo Damasceno (PP), em Tarauacá. Resta aguardar como a Justiça Eleitoral se pronunciará sobre esses processos.



Pés
Uma sabatina tem a virtude de expor os pés dos candidatos: Bocalom mostrou que não tem número que calce as sandálias da humildade. Nem aqui, Acrelândia ou Marte.


Os outros
O problema, a coluna reafirma, são os outros e o tempo. Quem veio antes de Bocalom e a antiguidade dos problemas são os responsáveis pelas desgraças gerenciais de sua gestão. “Peguei tal coisa falida e o problema não é de agora”, diz o boquirroto candidato.


Já foi grande
Outrora gigante, o PT só tem três candidatos a prefeito: um em Porto Walter, outro em Senador Guiomard e o de Xapuri. Em nenhum deles, surge como favorito. Corre o sério risco de entrar 2025 sem nenhuma prefeitura.


Assombração
Ainda sobre o PT, a chapa de vereadores em Rio Branco, onde, atualmente, não tem nenhum representante, é fraca. Quem sabe André Kamai possa fazer algum assombro e disputar uma vaga.



De olho
É latente a preocupação do TSE com a utilização indevida ou maquiada das inteligências artificiais para a disseminação de desinformação. Até a reta final de campanha, esta pode ser uma ação mesquinha capaz de detonar perfis. A ameaça não é apenas ao conhecimento empírico, mas, à própria democracia.


Inovação
Nesta onda de inovação, o candidato Marcus Alexandre sai na frente ao lançar nas redes sociais uma versão de seu jingle em libras.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição