FEIJÓ vem sendo governada há décadas por clãs regionais que se sucedem no comando da prefeitura. Nesta eleição, o ciclo pode ser quebrado por uma figura novata na política, e que pode colocar um fim no caciquismo feijoense. É o Delegado Railson Ferreira (REPUBLICANOS), que com um discurso de mudanças radicais na forma de comandar a prefeitura, caiu na simpatia popular e vem liderando a preferência do povo. Simpatia que não está ancorada em nenhum padrinho poderoso. Railson entrou naquela onda perfeita, que quando surfa-se nela, não tem cacique, não tem poderio financeiro, máquina municipal, que consiga lhe derrubar da prancha. O Delegado Railson Ferreira é até aqui a grande novidade da campanha no interior. São coisas da política.
GANHA UM CHOCOLATE
QUEM acertar onde se encontra o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderley Cordeiro, ganha um chocolate. Se apostou que continua em CZS, errou feio. Ele mora em Paris, onde é Pastor de uma célula da IBB, na Cidade Luz.
FILME ANTIGO
ESTE filme do governador Gladson de reunir o secretariado para pedir o empenho na campanha do prefeito Bocalom, vi na campanha da Socorro Neri, com um final nada feliz. Cargos de confiança não decidem uma eleição.
VOTOS PESSOAIS
OS votos do governador Gladson Cameli são pessoais, vêm do seu carisma, o máximo que ele consegue numa eleição é transferir votos para a bolha de assessores que existe ao seu redor. O resto é pura ficção.
QUEM NÃO CRITICOU QUEM?
O DEPUTADO federal Roberto Duarte (REPUBLICANOS) já foi um crítico pesado do Marcus Alexandre (MDB); como o prefeito Tião Bocalom (PL) foi do governador Gladson. O Duarte apoia hoje o Marcus e o Bocalom o Gladson. Nada de anormal. Na política, o cenário é montado de acordo com cada disputa eleitoral. Isso se chama pragmatismo. Os inimigos de ontem podem ser os aliados de hoje, assim é a política.
NOME PARA 2026
A DEPUTADA FEDERAL Socorro Neri (PP) é um nome em crescente política e se permanecer nesta batida, ela pode chegar como opção, para uma das disputas majoritárias de 2026.
EM QUALQUER CENÁRIO
NÃO digo que é imbatível, mas não será fácil derrotar o grupo do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, na eleição para a prefeitura. Conhece o caminho das urnas. O candidato a prefeito Gilberto Lira (UB) é só uma pedra no tabuleiro. É forte apenas por causa da força do Mazinho.
ESPEREM SENTADOS
CANDIDATOS a prefeitos de municípios do interior que estão contando com um derrame de dinheiro vindo do senador Márcio Bittar (UB), esqueçam. A ajuda será muito abaixo dos milhões sonhados pela turma.
NÃO ME LEMBRO
TENHO boa memória. Não me lembro de um grande número de candidatos a vereador de Rio Branco sem mandato com fortes estruturas, como nesta eleição. Conversando ontem com um amigo listamos 15 nomes altamente competitivos. Os atuais vereadores que se cuidem ou a maioria pode pegar a Balsa para Manacapuru.
NÃO FEZ A LEI
OS PROFESSORES têm mesmo que brigar por melhores salários. É um direito. Mas culpar o secretário de Educação, Aberson Carvalho, pelas mazelas salariais, é um equívoco. O governo está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Se furar o teto, o gestor pode ser acionado por improbidade administrativa. E não foi o secretário Aberson que fez esta lei. E não é deputado com discurso que pode mudar esta realidade legal.
TENDE CONTINUAR
MANTEVE até hoje o seu discurso de cobrança e de fiscalização aos atos do prefeito Tião Bocalom. Isso credencia a vereadora Elzinha Mendonça (PP) a postular um novo mandato na Câmara Municipal de Rio Branco. Manteve a coerência. Não foi cooptada.
SAINDO DA POLÍTICA
O DEPUTADO Luiz Tchê (PDT) vai jogar todas as suas fichas na candidatura do filho a vereador de Rio Branco, Felipe Tchê. Cansou e quer fazer do filho seu sucessor na política. O deputado Tchê sabe conduzir uma campanha, não é nenhum amador.
CAMPANHA NA RUA
A PARTIR de amanhã cada candidato poderá colocar a sua campanha na rua. Serão 45 dias até a eleição. As pesquisas que começarão de amanhã até o dia da votação, é que vão ditar como se encontra o panorama de cada candidatura. Esqueçam o que aconteceu até aqui. O jogo começa agora.
FOI COERENTE E SINCERO
O ex-prefeito Normando Sales foi coerente e sincero ao dizer que, entre seu cargo no governo e não apoiar o prefeito Bocalom, ficou com a última opção. Ambos estão rompidos na política. E, a sinceridade é uma virtude escassa no mundo eleitoral.
PERDEU A VALIDADE
ENGANA-SE quem pensar que optar por ataques pessoais em campanhas para as prefeituras pode mudar o panorama de uma eleição, está enganado. Este tipo de comportamento há muito perdeu a validade. Eleição não é uma disputa para saber quem xinga mais o adversário. É apenas mais uma eleição. E o mundo segue em frente.
ELEIÇÃO MAIS DIFÍCIL
SEMPRE escutei de políticos experientes que a eleição para vereador é uma das mais difíceis, porque concentra grande número de candidatos em torno de um pequeno universo de votos. O que faz com que a disputa fique mais acirrada do que numa eleição para deputado estadual.
OTIMISMO AO MÁXIMO
O PREFEITO Bocalom exala otimismo, quando fala sobre a disputa da PMRB. Tem dito nas entrevistas que vai faturar a sua vitória com ampla votação e no primeiro turno. É aguardar o que dirão as urnas.
MUITO SALUTAR
VEJO como muito salutar as candidaturas a prefeito do Jenilson Leite (PSB) e do Emerson Jarude (NOVO, porque abrem um maior leque de escolha para o eleitorado. E, a eleição só se perde quando as urnas abrem. Até aqui, ninguém ganhou e ninguém perdeu a eleição.
SABE GASTAR
NEM sempre o poderio financeiro pode decidir uma eleição para vereador. O candidato precisa se fazer conhecer e saber onde vai investir os seus recursos, para conquistar votos. Ou será o mesmo que rasgar dinheiro.
GUERRA AOS BANGUELAS
QUEM não tem cão, caça com o gato, diz o ditado. O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdélio Furtado (PP), que disputa a reeleição, inovou na forma de conquistar votos: investiu no eleitorado banguela. Projetou recursos na ordem de 152 mil reais para comprar 400 dentaduras. Vai ter perereca para quem precisar. Na guerra pelos votos, se vê de tudo.
FRASE MARCANTE
“A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la, mas quem consegue descobre tudo”. Charles Chaplin.