A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) emitiu nota na noite desta terça-feira (6) informando que os atendimentos no pronto-socorro de Rio Branco e nas demais unidades seguem dentro da normalidade. No entanto, diz que ainda continua em tratativa com o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) – que deflagrou greve na última semana – para “a normalização dos serviços”.
O comunicado da Sesacre veio após o pronto-socorro e o Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, ficarem sem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis por causa de lotação. Na capital, apenas a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) tinha leito disponível às 20:58h dessa terça, conforme painel de monitoramento da Sesacre.
No caso do pronto-socorro, mais de 100 pessoas aguardavam por atendimento aglomeradas dentro e fora da sala de espera, além de relatos de pacientes com ficha amarela esperando por mais de 5 horas. Quem saía do interior da unidade relatava corredores com pessoas em macas, diante da lotação das salas clínicas e de observação.
Veja a nota completa:
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), informa que, os atendimentos no Pronto Socorro de Rio Branco e nas demais unidades, seguem dentro da normalidade. Esclarecemos ainda que esses pacientes ambulatoriais, estão sendo direcionados ao fluxo normal da unidade, conforme a necessidade de cada caso, garantindo o suporte necessário a todos.
Referente à greve dos médicos, a Secretaria de estado de Saúde do Acre, segue em tratativas com o Sindicato dos médicos – SINDIMED, para a normalização dos serviços o mais breve possível.
Atenciosamente,
Secretaria de Estado de Saúde