Menu

Acre enfrenta falta de medicamentos para tratar câncer e lúpus 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dois medicamentos usados no tratamento de lúpus e câncer estão em falta no Centro de Referência de Medicamentos Especiais da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). A informação havia sido antecipada pela reumatologista Talita Ribeiro, no programa Médico 24 Horas, exibido na última segunda-feira (29) no ac24horas.

Ribeiro disse que o Acre tem tido dificuldade para lidar com o volume de pacientes lúpicos e que faltam até remédios. “A gente tem um pouco de dificuldade, acesso a algumas medicações, como, por exemplo, a Ciclofosfamida, que é uma quimioterápica que a gente usa muito na nefrite lúpica e a gente não tá tendo já tem um tempo pelo SUS”, disse a reumatologista.

Anúncio

Na publicação da matéria, no Instagram do ac24horas, no entanto, populares escreveram que falta também a Cloroquina, que é usado no combate ao lúpus. “Faz 5 meses que não tem na farmácia do SUS, vergonhoso”, escreveu Francisca Santos.

A assessoria da Secretaria de Saúde do Acre confirmou a falta da Ciclosfosfamida e Cloroquina, mas já foi firmada dispensa de licitação para a reposição de ambos medicamentos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.