Menu

Justiça tranca investigação que durava quase 10 anos contra o ex-prefeito Vando Torquato

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decretou nesta quinta-feira, 25, o trancamento de um Procedimento Investigatório Criminal contra o ex-prefeito de Tarauacá, Vando Torquato, que já durava quase dez anos.

No pedido de habeas corpus para trancar a investigação, a defesa de Torquato alegou que a longa investigação violou a garantia da razoável duração do processo, com a ausência de indiciamento ou apontamento de conduta criminosa.

Anúncio

A Promotoria de Justiça atuante em 2º grau manifestou-se contrária ao trancamento. A defesa renovou o pedido sustentando a existência de precedentes jurisprudenciais do Superior Tribunal de Justiça e do próprio tribunal local.

Após examinar o caso, os desembargadores que compõem a Câmara Criminal decidiram acolher o pedido da defesa do ex-prefeito, considerando a completa indefinição da conduta ilícita supostamente praticada por ele.

“No caso, a tramitação do procedimento de investigação por aproximadamente 9 anos não foi bastante para reunir elementos mínimos de materialidade e autoria delitivas aptos a justificar o oferecimento de denúncia”, diz um trecho do acórdão.

Em outro ponto, a decisão diz: “O trancamento do procedimento de investigação criminal evidencia a solução que melhor equaciona os interesses dos órgãos de persecução penal com os direitos e garantias fundamentais do cidadão de não ser submetido a investigações destituídas de objeto determinado e por período desarrazoado”.

Participaram do julgamento os desembargadores Denise Bonfim, Francisco Djalma e Elcio Mendes.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.