Menu

Acre recebe alerta para aumento de síndromes respiratórias

FOTO: REPRODUÇÃO/ANS
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O novo Boletim InfoGripe divulgado pela Fiocruz mostra que o vírus sincicial respiratório (VSR) se mantém como a principal causa de internação e óbitos em crianças pequenas, ainda que tenha registrado queda nas últimas semanas. A atualização constatou que alguns estados do Norte registram continuidade do aumento de casos de VSR e rinovírus na população até 2 anos.

Apesar de a análise ter observado sinais de interrupção do crescimento ou início de redução das hospitalizações por VSR e influenza A em alguns estados do Centro-Sul, ainda há manutenção do crescimento dos casos do vírus influenza, especialmente entre os idosos, e do VSR e rinovírus em crianças em alguns estados do Sul e Sudeste.

Anúncio

“Quatro unidades federativas apresentam crescimento de Sindromes Respiratórias Agudas Graves na tendência de longo prazo: Acre, Bahia, Minas Gerais e Roraima. Entre as capitais, cinco têm indícios de crescimento nos casos de SRAG: Boa Vista, Fortaleza, Rio Branco, Salvador e São Luís”, diz a Fiocruz.

Em nível nacional, o estudo aponta indícios de queda de SRAG na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas).

A atualização, que tem como base os dados inseridos no SivepGripe até dia 20 de julho, é referente à Semana epidemiológica 29, de 14 a 20 de julho.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 21.0% para influenza A, 1.0% para influenza B, 36.8% para vírus sincicial respiratório e 10.0% para Sars-CoV-2 (Covid-19 . Entre os óbitos, a prevalência entre os casos positivos foi de 41.0% de influenza A, 1.7% de influenza B, 15.0% de vírus sincicial respiratório e 27.4% de Sars-CoV-2 (Covid-19).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.