Menu

Prefeitura de Porto Walter diz que Deracre deveria ter supervisionado obra em ramal

Ramal Barbary, no Acre. Foto: Ascom Deracre
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A presidente do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre – DERACRE, Sula Ximenes, informou nesta terça-feira (16) que todas as documentações exigidas pelo Ministério Público Federal – MPF e Ministério Público do Acre – MP/AC para o desembargo do ramal de acesso a Porto Walter foram entregues, e que a entrada do ramal em área indígena aconteceu porque a Prefeitura de Porto Walter não seguiu o projeto.

Saiba mais: Moradores de Porto Walter ameaçam fechar BR-364 durante ExpoAcre Juruá

Anúncio

De acordo com Sula, todas as documentações solicitadas pelos ministérios públicos Federal e do Acre, pertinentes as ações do DERACRE foram respondidas. “O que acontece é que o ramal é de responsabilidade da prefeitura de Porto Walter e nós do DERACRE damos apoio. Eles [MPF] estão exigindo um plano de mitigação e a prefeitura está em busca de contratar uma empresa que faça este plano, para que isto seja apresentado. Só depois dessa apresentação e do reflorestamento das áreas impactadas é que, talvez, haja o desembargo, mas é um processo que estamos trabalhando junto com a prefeitura. Inclusive, vamos a Cruzeiro do Sul no próximo dia 31 para alinharmos estas situações junto com as pessoas envolvidas, para ver se em um esforço conjunto conseguiremos tirar esse bloqueio. Tudo o que o Estado poderia fazer com relação a este ramal, já fizemos”, disse a presidente.

Já a respeito da principal causa do embargo, que é a entrada do ramal em área indígena (que posteriormente foi corrigida), Sula esclareceu que o desmatamento feito em território indígena não estava previsto no projeto feito pelo DERACRE. “Fizemos o traçado do ramal certinho, mas quando foram fazer o desmate, entraram na área indígena fora do traçado que o Deracre fez. Tinha a picada com distanciamento da área indígena, entregamos o projeto para a prefeitura e eles fizeram com quatro quilômetros dentro da área indígena, aí bateu o embargo. O Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e todos os órgãos de controle nos fizeram pôr uma placa afirmando que nós fizemos isso. A FUNAI disse que só após o plano de mitigação ser aprovado, e outras exigências, é que haverá uma nova análise. Acho que se houver boa vontade da prefeitura, Estado e órgãos, não é um processo para anos. Não temos nenhuma pendência, mas se forem enviados novos ofícios nós iremos responder qualquer dúvida”, concluiu Ximenes.

Procurada pela reportagem para falar sobre o suposto erro na execução do projeto, por meio de nota assinada pelo secretário de Gabinete e Administração da prefeitura de Porto Walter, Donicélio Nunes, a gestão municipal disse que o traçado feito na abertura do ramal “deveria” ter sido supervisionado pelo DERACRE, mas que não procurará culpados sobre possíveis erros que tenham sido cometidos.

Veja a nota completa da Prefeitura de Porto Walter

A Prefeitura de Porto Walter informa, que sempre foi parceira do Governo do Estado, principalmente na gestão do Governador Gladson Cameli.

A Prefeitura não procurará culpados sobre possíveis erros que tenham sido cometidos na abertura do traçado terrestre. Acreditamos que o objetivo nesse momento seja, buscar uma solução viável para tirar o povo do isolamento e assim melhorando a vida de mais de 11 mil habitantes que sofrem com a seca do Rio Juruá, principalmente nos serviços de abastecimento de alimentos, medicamentos e urgências e emergências médicas.

O traçado foi aberto conjuntamente entre Prefeitura e Estado e deveria ter sido supervisionado pelo DERACRE, que elaborou o projeto e IMAC que concedeu anuência ambiental para a abertura,

Reiteramos o compromisso da gestão nas parcerias com o Governo do Estado em prol do desenvolvimento e cuidado com a vida de centenas de crianças e idosos que sonham em ver o município ligado por via terrestre.

Donicélio Nunes
Secretário de Gabinete e Administração

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.