Menu

Pesquisar
Close this search box.

No Médico24horas, ex-secretária esclarece mortes por SRAG e pico da pandemia no Acre

FOTO: WHIDY MELO/AC24HORAS
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O médico e apresentador do quadro Médico 24Horas, Fabrício Lemos, recebeu nesta segunda-feira (8) a especialista em clínica médica e cardiologista e ex-secretária de saúde do Acre, Paula Mariano.


Paula Mariano foi secretária adjunta de assistência da Secretaria de Saúde do Acre durante o início da pandemia, que explodiu com casos no estado em 2020. “A gente dormia e acordava contando respirador, leito, oxigênio. A gente para pra pensar e se passaram 4 anos, mas na época era tudo muito novo e a gente ia vivendo. Não foi fácil, perdemos muita gente. Tinha gente que era pra estar afastado e não quis se afastar, e pagaram o preço por isso. Conseguimos colocar oxigênio, respirador, em todas as unidades. Recebemos gente do Amazonas, da Bolívia, e foi um trabalho árduo, mas todo mundo deu as mãos”, disse.

Anúncios


Em julho de 2021, Paula Mariano conta que assumiu como titular da pasta da saúde no Acre e disse que teve como ponto alto de sua gestão o aumento da média de cirurgias no estado, com expansão do trabalho em Brasiléia, Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Além disso, Mariano citou o trabalho de itinerância com crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista.


FOTO: WHIDY MELO/AC24HORAS

A ex-secretária de Saúde também relembrou a morte de pelo menos 12 crianças menores de 5 anos, em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas disse que na época a gestão fez todo o possível para tratar das vítimas. “A gente estava saindo de uma pandemia, conseguimos ampliar o hospital da Criança, trabalhamos na reestruturação. A gente tem que respeitar a dor das mães, mas você sabe que a gente fez o possível e o impossível para manter o sistema funcionando”, concluiu.


Para ver toda a entrevista com a Dra. Paula Mariano, que aborda também outros assuntos, assista ao episódio completo:


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido