Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governador decreta situação de emergência em 20 municípios do Amazonas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou, nesta sexta-feira (5), medidas para enfrentar a severa estiagem que assola o estado do Amazonas. Em uma coletiva de imprensa realizada na sede do Governo Estadual, Lima estabeleceu o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e decretou situação de emergência em 20 municípios.


A ação visa amparar legalmente as localidades afetadas e facilitar a mobilização de recursos junto ao Governo Federal. Além disso, um decreto específico de Emergência Ambiental foi estabelecido para 22 municípios da região Sul e Região Metropolitana de Manaus. Durante sua vigência, está proibida a prática de queimadas não controladas nessas áreas, como medida para evitar focos de incêndio e melhorar a qualidade do ar.

Anúncios


Desde o início do ano, o estado tem adotado medidas preventivas, seguindo um plano elaborado em 2023, para agilizar a assistência às populações atingidas.


Os decretos de situação de emergência abrangem áreas críticas nas Calhas do Juruá, Purus e Alto Solimões, onde os níveis dos rios estão abaixo das médias históricas para o período.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido