Instituições descentralizadas e organizações sociais em Cobija, capital do departamento de Pando, na fronteira com o Acre, lideradas saíram em marcha, na tarde desta quarta-feira, 26, em protesto contra a tentativa de golpe pelos militares contra o presidente Luis Alberto Arce, do partido Movimento ao Socialismo.
O movimento popular foi convocado pela Central Obreira Departamental – COD. “Democracia, sim, ditadura não”, gritaram os manifestantes no Parque Urbano Piñata durante uma conferência de imprensa transmitida por canais de televisão locais, como a TVU Pando. Durante o ato, várias pessoas discursaram contra o ataque contra a democracia boliviana.
Apesar do ato de protesto, as informações obtidas de fontes localizadas tanto no lado boliviano quanto brasileiro dão conta de que até o começo da noite desta quarta-feira a situação em Cobija é tranquila e o tráfego de veículos entre os dois países ocorre normalmente, sem qualquer notícia relacionada ao fechamento das “trancas”, como são chamados os postos localizados nas pontes Wilson Pinheiro e Internacional.