Menu

Rio Juruá está 2 metros abaixo do esperado para a época em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, marcou 5,51 metros neste domingo (16), a menor cota registrada nos últimos cinco anos para este período do ano. O manancial segue baixando diariamente desde a quinta-feira, 13, quando estava com 5,57 metros.

Nesta mesma época, em 2023, o afluente registrava na cota de 7,78 metros. A queda do nível comparado a este ano é de mais de 2 metros. “Ano passado, ele estava em um nível mais elevado, 2 metros acima do que está hoje na mesma época. A situação preocupa porque temos a previsão de pouca chuva no período”, afirmou o subcomandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, capitão José Carlos, que recomendou atenção para quem for navegar no Rio.

Anúncio

Em Cruzeiro do Sul, a cota de alerta com relação à seca do Rio Juruá é de 2,30 metros e de alerta máxima 2 metros.

Afluentes secos

Os afluentes do Rio Juruá, como o Teto e o Breu, também estão com um baixo volume de água para a época do ano. Haru, um dos líderes dos Kuntanawa, subiu com um grupo até as cabeceiras do Tejo. Tiveram que empurrar ou puxar o barco várias vezes devido ao baixo volume de água no manancial. “Do jeito que já está nesta época do ano, vai apartar. Pode-se dizer que o Rio Tejo está morto”, citou ele, que mostrou em fotos a situação que enfrentaram nas cabeceiras do Tejo.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.