Menu

Pesquisar
Close this search box.

Com vacinas a vencer, Acre tem maior índice de dengue na Região Norte

Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue — Foto: Lauren Bishop
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De janeiro até a primeira quinzena de abril, o Acre teve o maior número de casos de dengue por grupo de 100 mil habitantes da Região Norte. No estado, a média é de 751 casos, o que coloca o Acre como o 10º entre todos do país.


Nesta quinta-feira, 18, o Governo Federal anunciou que autorizou os ampliar a faixa etária para receber a imunização, alcançando o público de até 59 anos. O estado é um dos 11 do país que têm vacina a vencer no final deste mês de abril.

Anúncios


A critério dos gestores municipais, a imunização poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, que é o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


“Os municípios que tiverem muitas vacinas contra dengue com validade até 30/04, representando um risco de perda física, poderão aplicá-las em faixa etária ampliada, de 6 a 16 anos. Em caso de necessidade, municípios poderão ampliar a estratégia para a faixa etária aprovada pela Anvisa, entre 4 a 59 anos, conforme disponibilidade de doses que vencerão até 30 de abril de 2024”, escreveu a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.


A Sesacre ainda não anunciou se irá seguir a orientação do Ministério da Saúde.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido