Menu

Com vacinas a vencer, Acre tem maior índice de dengue na Região Norte

Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue — Foto: Lauren Bishop
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De janeiro até a primeira quinzena de abril, o Acre teve o maior número de casos de dengue por grupo de 100 mil habitantes da Região Norte. No estado, a média é de 751 casos, o que coloca o Acre como o 10º entre todos do país.

Nesta quinta-feira, 18, o Governo Federal anunciou que autorizou os ampliar a faixa etária para receber a imunização, alcançando o público de até 59 anos. O estado é um dos 11 do país que têm vacina a vencer no final deste mês de abril.

Anúncio

A critério dos gestores municipais, a imunização poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, que é o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Os municípios que tiverem muitas vacinas contra dengue com validade até 30/04, representando um risco de perda física, poderão aplicá-las em faixa etária ampliada, de 6 a 16 anos. Em caso de necessidade, municípios poderão ampliar a estratégia para a faixa etária aprovada pela Anvisa, entre 4 a 59 anos, conforme disponibilidade de doses que vencerão até 30 de abril de 2024”, escreveu a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

A Sesacre ainda não anunciou se irá seguir a orientação do Ministério da Saúde.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.