Menu

Pesquisar
Close this search box.

Desmatamentos, queimadas e educação ambiental são temas do 3° encontro da Rede de Governança Ambiental com gestores

Foto: Jardy Lopes
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na manhã desta quinta-feira (4), o Governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizou o 3º Encontro da Rede de Governança Ambiental, no Hotel Nobile Suítes Gran Lumni, em Rio Branco. O evento contou com a presença de representantes de 21 municípios acreanos que integram a agenda ambiental na gestão.


O objetivo do encontro foi debater diversos temas relacionados ao Meio Ambiente, incluindo eventos extremos, desmatamento, queimadas e ações de educação ambiental nos 22 municípios do Acre. A rede foi instituída pelo governo estadual por meio do Decreto nº 11.374 e visa alinhar objetivos e aprimorar ações em prol da política ambiental.

Anúncios


Foto: Jardy Lopes

Durante o evento, foram apresentadas as iniciativas da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), além da exposição das demandas dos gestores municipais e a promoção de debates sobre questões ambientais. A integração entre municípios e Estado é fundamental para enfrentar os desafios e garantir a preservação do meio ambiente.


A secretária de Estado de Meio Ambiente, Julie Messias, disse que o encontro tem a finalidade de integrar a Secretaria de Estado de Meio Ambiente com as secretarias municipais para que a gestão consiga gerar mais eficiência na implementação das políticas públicas ambientais. “Nós temos uma Amazônia dentro dessa Amazônia. Nós temos outras Amazônias. Então, mesmo dentro do nosso próprio Estado, nós temos particularidades que nos diferem de cada município. Então, essa rede conecta o Estado como um todo e a primeira porta, que é a porta do município, onde nós temos o problema ou a solução dentro das questões ambientais. Então, nós estamos juntos nesse terceiro encontro, que vai ter uma duração de dois dias. O nosso dia de hoje [quinta] nós vamos debater o nosso regimento interno, vamos fazer um plano de trabalho e um plano de capacitação. Nós recebemos uma demanda diária de solicitação dos municípios por educação ambiental, por capacitação, por um suporte”, explicou.


Foto: Jardy Lopes

Devido à estrutura nos municípios ser muito pequena, Messias revelou que é necessário uma estruturação das secretarias de meio ambiente nas regiões, para o fortalecimento das capacidades técnicas e gerar a descentralização da política ambiental. “Há a necessidade de que as secretarias municipais exerçam esse papel de inúmeras atividades que hoje estão somente de responsabilidade do Estado, mas para que isso aconteça há um processo, há necessidade de estrutura, de capacitação. Então é uma rede realmente integrada para que a gente possa trocar experiência, apoiar uns aos outros, porque isso já vem acontecendo na prática, principalmente diante desses dois eventos extremos que nós tivemos, desde o ano passado com a cheia e com a seca”.


“As secretarias municipais precisam exercer esse papel em inúmeras atividades que atualmente são de responsabilidade exclusiva do estado. No entanto, para que isso ocorra, é necessário um processo de estruturação e capacitação. Essa rede é verdadeiramente integrada, permitindo a troca de experiências e o apoio mútuo. Isso já vem acontecendo na prática, especialmente diante dos dois eventos extremos que enfrentamos desde o ano passado: a cheia e a seca”, concluiu Messias.


Rede de Governança Ambiental fortalece diálogo entre municípios no Acre


Representando o governador Gladson Cameli, o secretário de governo Alysson Bestene parabenizou a gestão pela criação da rede de governança ambiental por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Bestene elogiou o trabalho da gestora ao promover diálogos entre os gestores municipais.


Foto: Jardy Lopes

“Parabenizamos a secretária e toda a equipe. Através dessas ações, ouvindo e dialogando com os municípios, conseguimos planejar ações que reduzem o desmatamento e promovem a preservação, mantendo a sustentabilidade em relação às medidas florestais. O Estado do Acre está cada vez mais se destacando na questão da preservação, mantendo o Meio Ambiente sempre em foco”, declarou Bestene.


A secretária do município de Porto Walter, Zenaide Holanda, ressaltou a importância do encontro da Rede de Governança Ambiental para fortalecer as ações no município, que enfrenta duas particularidades devido ao seu isolamento no Estado do Acre. “Essa rede de governança veio fortalecer nosso contato e interação entre os secretários. Sabemos que cada município tem suas particularidades, mas ambos enfrentam problemas comuns”, afirmou Holanda.


Ela destacou que, em Porto Walter, existem vários desafios relacionados ao meio ambiente, incluindo a previsão de uma seca severa na região. “Temos demandas específicas, como a questão das secas. Os rios estão secando cada vez mais, e isso afeta as embarcações, o abastecimento dos comércios e a vida da população. Este ano, a situação deve ser ainda mais crítica”, alertou Holanda.


O secretário de Meio Ambiente do município de Sena Madureira, Juza Bispo, enfatizou que os municípios enfrentam desafios, especialmente na área de infraestrutura ambiental, que é fundamental para a qualidade de vida da população.


“Temos lixões em nosso estado, e é essencial trabalharmos juntos para melhorar essa situação. Não apenas no Acre, mas em todo o Brasil, muitos municípios enfrentam essa deficiência. No entanto, o Acre tem avançado na preservação ambiental e na educação ambiental. Tudo isso representa um desafio para os municípios e para nós. Quando participamos de encontros como este, devemos parabenizar o governo do Estado e a secretária. Essa integração e colaboração entre municípios, Estado e até mesmo o governo federal são fundamentais para resolver efetivamente os problemas relacionados aos aspectos ambientais”, comentou.


O evento continuará na sexta-feira (5), quando os participantes terão a oportunidade de conhecer o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), o Viveiro da Floresta e a Biofábrica Clones da Amazônia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido