Menu

Pesquisar
Close this search box.

Documentário “Sobrevivente” sobre violência doméstica é apresentado em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Ele me bateu tanto e apertou tanto meu pescoço que quebrou minha vértebra. Ele me deixou lá achando que eu estava morta. Eu acreditei que ele tinha mudado e voltei e da outra vez que apanhei eu tive que pular de uma grande altura e quebrei a bacia. Pensei que ia morrer de tanta dor, mas tive que sair me arrastando, quase sem roupa até que uma pessoa me cobriu com um lençol e me ajudou”, relata uma das cinco mulheres que conta suas histórias de violência doméstica no documentário “Sobreviventes”.


O documentário foi apresentado ao público na noite deste sábado (23), no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul pela jornalista Marci Bezerra, por meio da Lei Emergencial de Cultura Paulo Gustavo. Em 28 minutos, “Sobreviventes” aborda, por meio de depoimentos verídicos, as histórias de mulheres de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, vítimas de violência doméstica – física, moral, virtual, patrimonial, sexual e psicológica. Duas delas foram vítimas de tentativa de feminicídio.

Anúncios



“O documentário tem por objetivo contar a história de mulheres vitimas de violência que saíram do ciclo e conseguiram sobreviver. Mulheres que podem inspirar outras que vivem no mesmo ciclo a buscar uma saída. A região do Juruá tem um índice alto de mulheres que, por medo, por causa da sua situação financeira, aceitam a violência corriqueiramente. O documentário busca inspirar em outras sobreviventes a coragem de lutar por uma vida digna”, pontua Marci.


Além dos depoimentos das vítimas, o vídeo mostra a rede de apoio que pode garantir o suporte para as vítimas de violência doméstica, incluindo Delegacia da Mulher, as Coordenadorias Estadual e Municipal de Políticas Públicas para Mulher, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Polícia Militar com a patrulha Maria da Penha, e outros profissionais.



“Esse documentário mostra que existe uma rede de apoio que ampara e que liberta essas mulheres dessa violência e garante total apoio para que elas possam seguir em frente. Na rede de apoio, cada órgão, cada pessoa tem um papel nessa proteção à mulher”, destaca a primeira dama de Cruzeiro do Sul, Lurdinha Lima, no documentário.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido