Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ex-servidor da Funai é preso suspeito de abusos sexuais contra adolescentes no AM

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ex-servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) e presidente de uma organização indígena, Gilmar Palheta Assunção, foi preso pela Polícia Federal suspeito de cometer abusos sexuais contra adolescentes e mulheres de comunidades indígenas no Amazonas, nesta quarta-feira (20).


Exonerado do órgão após as primeiras denúncias, em setembro de 2023, Assunção é suspeito de abusar de meninas e mulheres em troca de ajuda em processos de aposentadoria, benefícios sociais, abertura de conta bancária e até para corrigir dados cadastrais em órgãos públicos, segundo a PF.

Anúncios


A prisão de Assunção aconteceu durante uma operação da PF, em uma casa no município de Nova Olinda do Norte, a mais de 130 quilômetros de Manaus.


Segundo a investigação, pelo menos 20 pessoas podem ter sido vítimas do ex-servidor que foi exonerado após as primeiras denúncias, em setembro de 2023.


De acordo com a polícia, Assunção foi coordenador da Funai na região por mais de dez anos, declarado indígena Munduruku. Ele também é servidor da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc).


Por meio de nota, a Seduc informou que ele é servidor efetivo do órgão e foi afastado cautelarmente, em 14 de dezembro do ano passado, enquanto as investigações seguem. “As punições administrativas previstas em legislação atual podem chegar a demissão”, informou a secretaria.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido