Menu

Pesquisar
Close this search box.

Polícia Civil participa de treinamento em Brasília sobre detecção e prevenção de ataques a escolas

Treinamento é iniciativa do MJSP, com colaboração do governo americano e participação de especialistas do FBI e CIA. Foto: cedida
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Brasília (DF) tornou-se palco de um evento categórico para a segurança escolar desde terça-feira, 19. O treinamento Detecção e Prevenção de Ataques em Massa em Escolas, que se estende até quinta, 21, reúne especialistas e representantes de diversas instituições, com o objetivo de trocar experiências e aprimorar as práticas de combate aos crimes cibernéticos, especialmente aqueles que afetam o ambiente escolar.


Um dos participantes do evento é o diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Acre (PCAC), delegado Nilton Boscaro, cuja presença no treinamento é fundamental para trazer novos conhecimentos e estratégias para aprimorar as ações de segurança no estado.

Anúncios


O encontro resulta de uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o governo dos Estados Unidos (EUA), com a participação de especialistas americanos, incluindo representantes do Departamento Federal de Investigação (FBI) e da Agência Central de Inteligência (CIA), ambos do Departamento de Justiça dos EUA.


Durante os três dias de intensa programação, os participantes têm acesso a palestras, compartilhamento de experiências e estudo de casos bem-sucedidos. O foco está na preparação para lidar com possíveis situações de emergência no ambiente escolar, garantindo a segurança de estudantes, professores e funcionários.


Delegado Nilton Boscaro (ao centro) representa a PCAC no evento. Foto: cedida

“O treinamento é uma excelente oportunidade para trocar experiências com as polícias judiciárias de todo o Brasil e dos EUA. Estaremos levando conhecimentos essenciais para o Acre, tanto para entidades públicas quanto privadas”, ressaltou Nilton Boscaro.


O engajamento do órgão nesse treinamento é reflexo do compromisso com a segurança e proteção da comunidade escolar. Em relato do delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel, durante o primeiro semestre de 2023, a operação Escola Segura foi capaz de identificar 40 perfis de redes sociais envolvidos em condutas suspeitas, incluindo possíveis ameaças a escolas.


Foto: arquivo/PCAC

“A maioria dos responsáveis por disseminar esse tipo de conteúdo eram adolescentes, e todas as ocorrências foram encaminhadas à Justiça, para as devidas providências legais. Esse comprometimento das autoridades policiais acreanas em lidar com ameaças digitais e garantir a segurança nas escolas é vital para a tranquilidade e bem-estar de toda a comunidade educacional no estado. A participação no treinamento internacional fortalece ainda mais essa missão e reforça o papel proativo da PCAC na proteção dos cidadãos”, enfatiza Henrique Maciel.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido