Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sicoob Uni Acre reúne cooperados para apresentar resultados de 2023

Texto: Andréia Oliveira | Fotos: Sérgio Vale | Diagramação: Alexandre Viana
Em Assembleia Geral Ordinária realizada nesta sexta-feira, 15, a cooperativa de crédito Sicoob Uni Acre apresentou para os sócios os resultados obtidos em 2023 e as metas planejadas para este ano, que foram devidamente aprovadas pela maioria dos associados. O evento aconteceu no Buffet Maison Borges e reuniu mais de 500 cooperados.O Sicoob Uni Acre é uma cooperativa de crédito genuinamente acreana, que possui atualmente cerca de 5 mil associados em seus quadros. O presidente do Conselho de Administração, Dr. Arnaldo Barbosa, destacou o crescimento do número de cooperados e o balanço social da cooperativa.

Apesar de não ter sido um ano muito fácil, mas temos resultados expressivos, muito bons, como os 54 milhões de reais, que seria o que os nossos cooperados teriam deixado em outras instituições financeiras se não estivessem na cooperativa. A cooperativa traz esse diferencial. O recurso fica aqui, é uma cooperativa genuinamente acreana, voltada para o público daqui e ela está num processo de crescência. Esse ano de 2024, a gente já percebe que tem novas perspectivas, muito animadoras. Estamos muito otimistas com relação ao crescimento da cooperativa. Outro ponto de destaque é o aumento do número de cooperados, já somos quase 5 mil e queremos alcançar ainda mais, além disso, temos a questão da eficiência no atendimento, que é uma marca da cooperativa, permanentemente estamos aferindo a satisfação do cooperado com relação a isso, e a gente percebe que tem declarações que dizem claramente que, em termos de atendimento, é a melhor instituição financeira que nós temos no Acre, nós primamos por isso e temos orgulho deste tipo de atendimento”, disse.


Números expressivos

O Sicoob Uni Acre é terceira instituição financeira em volume emprestado e a quarta em volume de captação de recursos. O crescimento do número de cooperados é 70,6%, os ativos totais o crescimento foi de 151,93%; já os depósitos totais o aumento foi de 186,74%; a carteira de créditos o crescimento foi de 130,59%; já as receitas de produtos foi de 158,06% e o Capital Social teve aumento de 50,23%.
COOPERADOS
30 %
ATIVOS TOTAIS
90 %
DEPÓSITOS TOTAIS
50 %
CARTEIRA DE CRÉDITOS
50 %
RECEITAS DE PRODUTOS
50 %
CAPITAL SOCIAL
10 %

Ações sociais

[elementor-template id="1541731"]

O diretor-presidente, Dr. Nilton Ghiotti, apresentou as principais ações sociais promovidas pela cooperativa em 2023.


Uma das ações mais expressivas é o Programa de Educação Financeira nas escolas, que atingiu 4162 alunos com palestras e informações sobre o uso correto do dinheiro, também tivemos atividades na Semana do Cooperativismo com ações nas escolas, apoiamos o Qualicafe, os Jogos da Advocacia; a Corrida do SindMed; tivemos Intercooperação com Unimed em ação na Expoacre; o Pedala Rio Branco; a Expo Sena Rural Show; Corrida da Unimed; o Baile de Máscaras que foi um sucesso; o Outubro Rosa; Premiação Concurso Cultural nas escolas; ações na Enchente com a doação de barco para a Defesa Civil; homenagem às mulheres, mais de 50% dos colaboradores são mulheres, entre outras coisas”, relatou.


O presidente do Conselho de Administração da Central Sicoob Uni, Dr. Raimundo Nonato Leite Pinto, veio de Goiânia prestigiar a Assembleia Geral do Sicoob Uni Acre, e destacou o crescimento do cooperativismo na região.

Aqui é uma região muitíssima importante, que o cooperativismo tem uma representatividade muito grande. A nossa Central Sicoob tem 20 cooperativas, sendo que o Sicoob Uni Acre é uma das cooperativas mais bem estruturadas e com melhores resultados, não só resultados financeiros, mas também o ganho adicional para os cooperados através do balizamento que o cooperativismo faz. Mas tem também outros aspectos relevantes, melhor taxa na aplicação, menor taxa no empréstimo, que seria um diferencial em relação aos bancos. Então as pessoas, os cooperados do Sicoob Uni Acre Por estarem na cooperativa, já deixam de pagar muito mais juros e recebem uma remuneração muito melhor pelos seus depósitos, só isso aí já é um valor extremamente importante. É uma cooperativa extremamente prudente, que faz as provisões necessárias para evitar qualquer tipo de problema, e mesmo assim, ainda consegue ter resultados expressivos que são aplicados no próprio quadro social”, pontuou.


O presidente do Sistema OCB do Acre, Valdemiro Rocha, destacou o crescimento do Sicoob Uni Acre e a importância que a cooperativa tem para o desenvolvimento do estado.

O Sicoob Uni Acre avançou em vários aspectos, aumentou o número de cooperados, aumentou a questão dos depósitos à vista, depósitos à prazo, teve resultados bem satisfatórios e um crescimento bem significativo. E o que eles estão planejando para 2024 também é um ano de crescimento. A maioria dos índices que eles estão apresentando são acima de 20%. Então, o Sicoob Uni Acre é uma cooperativa que contribui muito para o desenvolvimento do nosso estado, aproveito para reforçar, enquanto presidente do Sistema OCB no Acre, o apoio da instituição para todas as atividades e projetos da cooperativa, seja de qualificação profissional, em intercâmbio, seja eventos culturais, de lazer, encontros de cooperados, o Sistema vai sempre estar à disposição e tentando atender da melhor maneira possível e com a melhor qualidade possível”, disse.


Metas para 2024

O diretor-presidente, Dr. Nilton Ghiotti, apresentou as metas da cooperativa para 2024.

Anúncios


“Nosso principal desafio é sempre crescer, crescer com sustentabilidade, receber novos cooperados, principalmente com a indicação dos cooperados que nós já temos, e expandir a nossa sede, com o crescimento da cooperativa que nós tivemos nos últimos anos, nós ficamos com pouco espaço para trabalhar, então um aumento dessa sede vai proporcionar mais conforto no atendimento dos nossos cooperados. Outra meta a ser alcançada é melhorar ainda mais o relacionamento entre a cooperativa e os cooperados, que sempre foi muito bom, próximo. A gente tem uma alta taxa de satisfação dos cooperados no que se refere a eficiência no atendimento, mas a gente está sempre em busca de melhorar”, disse.


Compuseram a mesa de honra na Assembleia o presidente do Conselho de Administração, Dr. Arnaldo Barbosa; o vice-presidente do Conselho de Administração, Dr. Sérgio Bousquet; o diretor-presidente, Dr. Nilton Ghiotti; o diretor Administrativo e Financeiro, James Costa; o coordenador do Conselho Fiscal, Dr. Marcus Yomura; o presidente da Central Sicoob Uni, Dr. Raimundo Nonato Leite Pinto e o vice-presidente da Central Sicoob Uni, Dr. Asdrúbal Epaminondas de Melo, o presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, e o consultor Jorge Peres.


Galeria de imagens

Compartilhe isso: