O programa Saúde na Comunidade, executado pela Prefeitura de Rio Branco, chegou à comunidade do Assentamento Barro Alto, na cabeceira do Riozinho do Rola, parte rural da Capital. Neste sábado (16), cerca de 280 famílias da comunidade e de outras da região, foram até a base instalada pelos técnicos da Secretaria de Saúde de Rio Branco (órgão que conduz o programa) para procurar atendimento (assista ao vídeo no fim da matéria).
O programa acontece anualmente. Em 2024, conta com 4 barcos do tipo balsa (de 25 toneladas), com equipamentos, medicamentos, e 62 profissionais de saúde. Médicos, enfermeiros e técnicos percorrem rios e igarapés criando bases temporárias em uma viagem estimada para durar 30 dias.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou o local na manhã deste sábado, com a secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade; o secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira. Eles acompanharam os trabalhos durante parte da manhã.
“O importante desse programa é que ele leva saúde para as comunidades esquecidas. Mas nós estamos trabalhando para humanizar a saúde e alcançar até as pessoas de locais mais distantes da cidade”, afirmou o prefeito.
Josélio Lima Alves, morador do ramal do Ninita, falou da importância da ação, mas lamentou que ela só ocorra uma vez ao ano. Ele veio até o atendimento para consultar o filho. “Pra nós é uma benção. Aproveitamos para fazer tudo o que precisa porque é difícil para nós ter _(sic)_ que ir até a cidade. Uma pena que só acontece uma vez no ano, mas é benção”, agradeceu.
Os quatro barcos com profissionais de saúde zarpam da comunidade Barro Alto amanhã (17) com destino a outros locais de difícil acesso.
Veja o vídeo:
[This post contains advanced video player, click to open the original website]
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…