Menu

Pesquisar
Close this search box.

Hilário de Castro Melo Júnior é empossado como membro titular do TRE-AC

FOTO: JARDY LOPES
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Juiz Hilário de Castro Melo Júnior tomou como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) em solenidade no plenário da corte no fim da tarde desta quinta-feira, 14. A sessão foi conduzida pelo Presidente do Tribunal, Desembargador Júnior Alberto.


Hilário de Castro Melo Júnior foi nomeado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro do ano passado e fará parte da Corte durante o biênio 2024/2026. Em outubro de 2020, o juiz foi nomeado pela primeira vez como juiz substituto do TRE-AC.

Anúncios



Em seu discurso de posse, o juiz Hilário de Castro Melo disse que está contente com a posse e vai se empenhar em realizar os desafios perante a corte eleitoral acreana. “É a segunda vez que eu sou nomeado, é uma nova missão, novos desafios e eu estou muito animado, muito ciente do meu papel, da minhas responsabilidades e estou muito seguro que com os demais membros da corte, nós vamos lutar por eleições limpas, seguras, combatendo as fake news, as desinformações, esse é o nosso propósito, também é uma orientação do próprio Tribunal Superior Eleitoral”, declarou.



Hilário destacou que as eleições municipais deste ano devem ser acirradas, tanto na capital quanto no interior do Acre. “Aqui as eleições sempre são muito acirradas, sobretudo no interior. Há muita disputa nas cidades pequenas. A gente espera que tudo ocorra na maior normalidade, mas a Corte Eleitoral tem uma estrutura excelente de profissionais para tentar coibir qualquer situação de desavença. O propósito é sempre lutar para que a democracia prevaleça”, afirmou.



O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Júnior Alberto, destacou que a corte eleitoral estará bem representada pelo juiz Hilário de Castro Melo. “É muito mais difícil chegar a um cargo que chegou, do que chegar a um cargo do juiz federal. Porque o juiz federal depende só dos seus conhecimentos e o membro da classe de jurista depende de uma peneira na OAB, no Tribunal de Justiça e depois na Presidência da República. É muito difícil. Eu o parabenizo por isso. Digo que a nossa Corte se sente muito honrada com a presença de tão nobres pares. A Justiça Eleitoral cumpre o papel fundamental de garantir a renovação do nosso sistema democrático”, disse Alberto.



Presente na solenidade após agenda em Brasília, o governador Gladson Cameli elogiou a trajetória profissional do juiz empossado, dedicada ao Poder Judiciário do Acre. “É uma pessoa que tem toda uma história de dedicação na sua vida, naquilo que cabe ao Poder Judiciário, ao Tribunal Regional Eleitoral, de garantir a soberania, a democracia. Eu desejo que Deus o abençoe”, comentou Cameli.


O procurador-geral do Ministério Público do Acre (MP-AC), Danillo Lovisaro, revelou que a corte eleitoral estará bem servida e fez questão de enaltecer Hilário. “Um homem íntegro, um homem dedicado à sua atividade profissional, mas que também é um homem temente a Deus, como ficou muito bem aqui demonstrado. Eu vi o orgulho nos olhos dos seus pais, Hilário, e da sua esposa e dos seus filhos. Isso para mim encheu também o meu coração. Esse exemplo de professor que eu conheço dedicado, esse exemplo de profissional é o que a Corte Eleitoral realmente precisa. Então tenho absoluta convicção que o nosso sistema de justiça, ele está muito bem acolhido aqui com a indicação de seu nome”, mencionou.



O ato de posse do juiz Hilário de Castro Melo contou ainda com a presença do Desembargador Francisco Djalma, Desembargador Roberto Barreto de Almeida. Desembargador Raimundo Nonato. Desembargadora Denise Bonfim, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Longo, o deputado estadual, Edivaldo Magalhães, o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Elias Mansur, Minoru Kinpara, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, além de outras autoridades.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido